loading

"Tento sempre apagar todos os fogos quando os clubes precisam, e não é o dinheiro que me move"

Jorge Mendes, o icónico empresário português, é amplamente reconhecido como um dos intermediários de jogadores mais influentes e bem-sucedidos do mundo do futebol.

"Tento sempre apagar todos os fogos quando os clubes precisam, e não é o dinheiro que me move"
Liga Portugal

Nascido em 7 de janeiro de 1966, em Lisboa, Portugal, Mendes ainda começou a sua carreira como jogador de futebol, mas rapidamente percebeu que o seu talento estava em negociar contratos e transferências para outros jogadores.

O empresário construiu um verdadeiro império no mundo do futebol, fundando a Gestifute International em 1996, uma agência de representação de jogadores, treinadores e técnicos.

Desde então, Jorge Mendes tem sido o cérebro por trás de algumas das transferências mais caras e mediáticas da história do desporto rei, tornando-o no principal intermediário do mundo.

Entre as suas principais transferências em que Jorge Mendes esteve envolvido, destacam-se:

Talvez a transferência mais emblemática associada a Jorge Mendes seja a de Cristiano Ronaldo, internacional português que deixou o Sporting para rumar ao Manchester United, em 2003. Essa mudança marcou o início da ascensão meteórica do craque luso ao estrelato.

Mendes desempenhou também um papel fundamental na carreira de José Mourinho, o treinador português que conquistou títulos em diversos clubes de elite europeus, incluindo o FC Porto, Chelsea, Real Madrid e Inter de Milão.

A transferência de Radamel Falcao do FC Porto para o Atlético de Madrid, em 2011, foi mais uma demonstração do poder de negociação de Jorge Mendes.

Outra transferência de destaque foi a de James Rodríguez do FC Porto para o Mónaco, em 2013, por uma quantia recorde na época.

Posteriormente, Mendes negociou a transferência de Rodríguez para o Real Madrid, onde se tornou num dos jogadores mais valiosos do mundo.

Mais recentemente, Jorge Mendes esteve envolvido na transferência de João Félix do Benfica para o Atlético de Madrid, por uma quantia recorde.

Esta transferência, embora sem grande sucesso, confirmou o internacional português como um dos jovens talentos mais promissores do mundo do futebol.

"Estou sempre imbuído no trabalho, sempre a querer mais, não no sentido…"

O agente português, que recentemente concedeu uma entrevista à Liga TV, levantou o véu sobre os bastidores da sua jornada como empresário e sublinhou o seu compromisso com o desenvolvimento do futebol nacional e internacional.

Mendes expressou surpresa pelo rápido decorrer do tempo, enfatizando a sua persistente dedicação ao trabalho e à busca incessante pela excelência.

"Comecei em 1996, salvo erro, daqui a pouco completo 30 anos de atividade, mas acho que é como se tivesse começado ontem. Foi tudo rápido. Estou sempre imbuído no trabalho, sempre a querer mais, não no sentido…", começou por dizer o empresário luso.

Em contraste com muitos no mundo do desporto, o agente enfatizou que o seu impulso não é puramente financeiro, mas sim a incessante procura por soluções vantajosas para jogadores, treinadores e clubes portugueses.

"Não sou uma pessoa que, por exemplo, obviamente que é importante conquistar um espaço e ganhar dinheiro, mas não é isso que me move", destacou Mendes.

"O que me move é tentar sempre encontrar as melhores soluções para jogadores portugueses, e não só, treinadores e clubes portugueses"

"As pessoas sabem que trabalho com honestidade e tento sempre cada vez mais gerir e apagar todos os fogos quando os clubes precisam de resolver situações. É a imagem que as pessoas têm de mim", acrescentou Jorge Mendes.

Mendes foi recentemente distinguido nos Globe Soccer Awards

O reconhecimento mais recente de Mendes veio através do título de Melhor Agente do Ano nos Globe Soccer Awards. O agente destacou que este prémio não é apenas um reflexo do seu trabalho, mas uma homenagem à qualidade dos jogadores e treinadores portugueses que representam.

"É o reconhecimento e o reflexo da qualidade do jogador e treinador português. Temos muitos atletas de grande qualidade, jogadores que podem atuar ao mais alto nível e nas melhores equipas do mundo", observou.

"Ainda me recordo que há 20 anos contratavam-se muitos treinadores, e não é crítica, estrangeiros. Hoje em dia constata-se que o treinador português está em todo o lado, está no Brasil, nos Emirados Árabes Unidos, Inglaterra", rematou Mendes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?