loading

Rússia: Federação exclui clubes da Crimeia do campeonato da 3.ª divisão

A federação russa de futebol anunciou hoje a exclusão de três clubes da Crimeia do seu campeonato da terceira divisão, dando assim cumprimento a uma decisão da UEFA.

Rússia: Federação exclui clubes da Crimeia do campeonato da 3.ª divisão

Os clubes em causa são o TSK Simferopol, SKCF Sevastopol e o Zhemchuzhina, todos da terceira divisão russa de futebol, que foram criados após a dissolução das duas equipas da Crimeia que integravam a primeira ucraniana: o Tavria Simferopol e o FC Sébastopol.

Os três clubes, agora excluídos, foram criados já depois da anexação russa do território, em março de 2014.

No início de dezembro, o Comité Executivo da UEFA proibiu os clubes da Crimeia de participarem nas competições organizadas pela federação russa de futebol a partir de 01 de janeiro de 2015.

“A federação russa não pode organizar jogos na Crimeia sem o acordo da UEFA e da Ucrânia. Até nova ordem a Crimeia será considerada uma zona especial”, declarou, na altura, Gianni Infantino, secretário-geral do organismo que tutela o futebol europeu.

Em 11 de março de 2014, o parlamento da República Autónoma da Crimeia adotou uma declaração de independência, visando separar-se da Ucrânia antes de realizar um referendo, e cinco dias depois uma maioria significativa de eleitores votou a favor da independência da Crimeia da Ucrânia e a favor de sua integração na Rússia.

Após o referendo, os eleitores da Crimeia votaram formalmente pela separação da Ucrânia e pela integração na Federação Russa, mas a legitimidade e legalidade da votação foi rejeitada pelo governo da Ucrânia e pela maioria da comunidade internacional, com poucas exceções.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?