loading

Europeus de canoagem são teste para Mundiais

Os Europeus de canoagem, que se disputam de sexta-feira a domingo em Racice, República Checa, são encarados essencialmente como o primeiro teste internacional da seleção portuguesa para o decisivo apuramento olímpico nos Mundiais de agosto.

Europeus de canoagem são teste para Mundiais

"Em 45 anos como treinador, nunca vi um Europeu tão cedo na época. Vamos fazer tudo para obter os melhores resultados, para ver como estamos preparados para a prova mais importante do ciclo olímpico", disse à agência Lusa o selecionador Ryszard Hoppe, referindo-se aos Mundiais de Milão, que, de 20 a 23 de agosto, definem quem vai ao Rio2016.

Ryszard Hoppe é o responsável pela equipa feminina e pelas canoas masculinas, enquanto Hélio Lucas e José Sousa preparam os caiaques masculinos: em 2014 Portugal obteve o seu melhor desempenho de sempre nos Europeus, com seis medalhas.

O K2 500 Emanuel Silva/João Ribeiro foi campeão da Europa, enquanto o K1 200 e 500 Teresa Portela, a C1 200 Hélder Silva, o K4 1.000 Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes e o K1 5.000 Fernando Pimenta obtiveram o bronze.

"Pelo menos, queremos manter o resultado do ano passado. Não deixa de ser uma prova que nos pode dar indicadores para o que queremos fazer mais à frente, o apuramento para os Jogos Olímpicos, nos Mundiais. Esse é que é o nosso grande objetivo", reforça José Sousa.

A equipa masculina apresenta três fortes tripulações nos caiaques, todas a ambicionar o pódio, uma "boa dor de cabeça" em termos de prioridades competitivas, assumida por Hélio Lucas.

"Os atletas são excelentes profissionais, trabalharam de forma árdua para estar no melhor no Campeonato da Europa. A preparação correu bem. Em 2014, o João Ribeiro esteve lesionado metade da época, mas até agora não tivemos qualquer percalço", congratula-se o técnico.

A equipa de caiaques feminina e as canoas masculinas partem na terça-feira do Porto rumo à República Checa, enquanto os caiaques masculinos seguem de Milão, Itália, onde estiveram em estágio.

Tripulações de Portugal nos Europeus de canoagem:

1.000 metros:
K1 Fernando Pimenta.
K2 Emanuel Silva/João Ribeiro.
K4 Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes.
C2 Nuno Silva/Bruno Afonso.

500 metros:
K1 Teresa Portela
K4 Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues.

200 metros:
K1 Teresa Portela.
K2 Francisca Laia/Maria Cabrita.
C1 Hélder Silva.
C2 Nuno Silva/Bruno Afonso.

5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta.

Paracanoagem:
K1 Norberto Mourão (TA).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?