loading

JO-2020: Estádio Olímpico de Tóquio está a gerar conflitos no Japão

O governador de Tóquio, cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2020, acusou hoje o Governo japonês de se comportar como o “exército imperial da II Guerra Mundial” no projeto de financiamento do novo estádio olímpico.

JO-2020: Estádio Olímpico de Tóquio está a gerar conflitos no Japão

Yoichi Masuzoe acusou o ministro do Desporto, Hakubun Shimomura, de “atitudes irresponsáveis” por não ter ainda informado formalmente o município dos valores que caberão a Tóquio para custear o novo estádio, cujo orçamento global está estimado em 1,2 mil milhões de euros, segundo a agência noticiosa AFP.

“Fala-se de 50 mil milhões de ienes (cerca de 355 milhões de euros). Até agora não recebemos qualquer comunicação formal sobre o assunto. É uma atitude irresponsável, porque temos de pensar nos nossos contribuintes”, comentou Masuzoe à imprensa japonesa.

Para Masuzoe, o Governo dizer que pode construir o estádio, sem saber à partida se Tóquio tem capacidade para avançar com um terço do orçamento “é como o exército imperial na II Guerra, quando dizia que estava a ganhar e, realmente, perdeu”.

O governador de Tóquio recusa financiar uma ‘fatia’ de um estádio “de cariz nacional e não local, só porque o Governo é incapaz de cobrir as despesas”.

“Se o país não pode pagar, então devemos considerar a possibilidade de construção de um estádio municipal”, sugeriu Masuzoe.

A construção do novo estádio olímpico, cujas obras devem começar em outubro, tem dominado o debate no Japão desde que Tóquio foi eleita para albergar os Jogos de 2020 ao ponto de o orçamento original ter já sofrido um corte de 40 por cento.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?