loading

Estádio olímpico de Tóquio com um valor 54% superior ao previsto

O custo de construção do estádio olímpico de Tóquio, palco dos Jogos de 2020, deve rondar os 1,7 mil milhões de euros, valor 54% superior ao previsto, após a última revisão do projeto, anunciou hoje o governo japonês.

Estádio olímpico de Tóquio com um valor 54% superior ao previsto

O elevado custo da infraestrutura levou o Conselho Japonês do Desporto a anunciar em maio do ano passado revisões ao projeto inicial, estimando custos de construção de 1,3 mil milhões de euros.

O projeto revisto reduz a área total do estádio para 220.000 metros quadrados, menos 70.000 dos que os previstos inicialmente.

Recentemente, o ministro japonês do Desporto, Hakubun Shimomura, propôs que o estádio não tenha cobertura amovível e que seja reduzido o número de lugares, de forma a diminuir os custos e o tempo de construção.

Fontes do governo nipónico admitiram à rádio NHK que, apesar de todas as modificações, o preço final do projeto poderá aumentar 700 milhões de euros (624 milhões de euros), devido à subida do preço dos materiais.

As autoridades japonesas devem tomar na próxima semana uma decisão definitiva sobre o projeto, desenhado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, que tem sido alvo de várias críticas, sobretudo devido à sua dimensão.

O novo estádio olímpico de Tóquio, que vai ser construído no local do antigo, entretanto demolido, deverá começar a ser construído em setembro e estar terminado em 2019, ano em que deverá acolher o Mundial de râguebi.

O antigo estádio foi o palco principal dos Jogos Olímpicos de 1964 e tinha capacidade para 48.000 espetadores. O projeto do novo recinto prevê uma lotação de 80.000 lugares.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?