loading

Basquetebol: Warriors 'abafam' LeBron e adiantam-se na final da NBA

Os Golden State Warriors ‘anularam’ quinta-feira 44 pontos de LeBron James e entraram a ganhar na final dos ‘play-offs’ da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao baterem em casa os Cleveland Cavaliers por 108-100, após prolongamento.

Basquetebol: Warriors 'abafam' LeBron e adiantam-se na final da NBA

A ‘estrela’ dos ‘Cavs’ quase conseguiu estragar o primeiro jogo dos Warriors em finais da NBA desde 1975, mas falhou o cesto que poderia ser da vitória a 3,8 segundos do final do tempo regulamentar e, depois, ‘afundou-se’ com a equipa.

Após conseguir forçar o empate, o conjunto comandado por Steve Kerr dominou por completo os cinco minutos extra, conseguindo um parcial de 10-0, perante erros atrás de erros dos ‘Cavs’, que ainda perderam Kyrie Irving, por lesão.

LeBron James evitou que os Cavaliers acabassem o prolongamento em ‘branco’, ao marcar os derradeiros dois pontos do jogo, mas já sem a oposição dos jogadores dos Warriors, então com o triunfo assegurado.

Stephen Curry, com 26 pontos, incluindo os quatro primeiros do tempo extra, oito assistências e quatro ressaltos, liderou os Warriors, secundado por 21 pontos e seis ressaltos de Klay Thompson e 16 pontos do suplente Andre Iguodala.

Nos ‘Cavs’, LeBron James ‘reinou’ (44 pontos, oito ressaltos e oito assistências), apesar de ter ficado abaixo dos 50 por cento nos lançamentos de campo (18 em 38) e de só ter acertado dois de oito ‘triplos’.

Kyrie Irving terminou com 23 pontos, sete ressaltos e seis assistências, mas terá agravado uma lesão e poderá não estar apto para os próximos jogos, enquanto o russo Timofey Mozgov contribuiu com 16 pontos, incluindo os dois lances livres que forçaram o prolongamento (98-98), e Tristan Thompson liderou nas tabelas, com 15 ressaltos.

A formação da casa, sem qualquer jogador com experiência em finais, entrou nervosa, a falhar consecutivos lançamentos, o que os Cavaliers aproveitaram para fugir no marcador, chegando a liderar por 14 pontos (15-29).

Os Warriors encurtaram a distância para 10 (19-29) no final do primeiro período e, mais soltos e com maior acerto, recuperaram no segundo, conseguindo virar para 46-41, a 1.40 minutos do intervalo, com Curry e Thompson em destaque.

LeBron James e um ‘triplo’ de JR Smith quase em ‘cima’ da ‘buzina’ devolveram, porém, a liderança aos ‘Cavs’, que fecharam a primeira parte na frente (48-51).

O equilíbrio já estava instalado e o terceiro parcial fechou com uma igualdade (73-73), que se mantinha a 2.38 do final do tempo regulamentar, depois de James marcar um ‘triplo’ e passar a sua contabilidade para 42 pontos.

Após vários falhanços, Curry recolocou os Warriors na frente (98-96) a 53,6 segundos do final e, depois de dois lances livres de Mozgov (98-98), quase repetiu a façanha a 26,0, mas Irving contrariou-o, numa falta não assinalada.

Com a última posse de bola, os ‘Cavs’ apostaram em LeBron James, mas o ‘rei’ falhou e Iman Shumpert, que ganhou o ressalto ofensivo, também não foi feliz, num lançamento em desequilíbrio, com a bola a bater no aro e não entrar.

No prolongamento, só ‘deu’ Warriors, que se adiantaram para 102-98, com quatro lances livres de Curry, e sentenciaram, praticamente, o encontro com um ‘triplo’ Harrison Barnes (11 pontos) de a 2.02 minutos do final.

Nas jogadas seguintes, LeBron James fez um mau passe e falhou dois ‘triplos’ e a vantagem dos locais chegou a ‘escandalosos’ 10 pontos, a maior em todo o jogo, para acabar em oito. O próximo capítulo joga-se domingo, no mesmo local.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?