loading

Liga espanhola arranca novamente com Ronaldo e Messi como cabeças de cartaz

A edição 2015/16 do campeonato espanhol de futebol arranca no próximo fim de semana, novamente com FC Barcelona, campeão, e Real Madrid como principais favoritos e também com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo como cabeças de cartaz.

Liga espanhola arranca novamente com Ronaldo e Messi como cabeças de cartaz

Sem grandes alterações, sobretudo devido ao castigo imposto pela FIFA que impede a inscrição de novos jogadores até ao final do ano, os catalães procuram manter o domínio da temporada passada, em que conquistaram não só a La Liga, mas também a Taça do Rei de Espanha e a Liga dos Campeões, enquanto os ‘merengues’ têm a pressão de não conquistar o campeonato desde 2011/12, na altura ainda com José Mourinho.

Aleix Vidal (ex-Sevilha) e Ardan Turan (ex-Altético Madrid), que só poderão estrear-se a meio da época, são as únicas novas caras no FC Barcelona, que pela primeira desde a época 1997/98 não vai contar com o médio Xavi no seu plantel. O jogador de 35 anos abandonou o clube após mais de duas décadas de ligação e rumou ao Qatar.

Mesmo assim, o trio formado por Lionel Messi, Luis Suarez e Neymar promete voltar a dar espetáculo em Nou Camp, embora a temporada interna tenha começado da pior forma para a formação de Luis Enrique, com a derrota na Supertaça perante o Athletic Bilbau, incluindo uma goleada sofrida (4-0) no País Basco.

Ironia do destino, logo na jornada de estreia, o FC Barcelona regressa no domingo a Bilbau, para defrontar um Athletic que deixou boa imagem na Supertaça e promete ser uma das surpresas da nova época.

Com mais pressão está o Real Madrid, agora comandado por Rafael Benitez, sobretudo devido a uma temporada passada em que o clube da capital espanhola não conquistou qualquer título e que terminou com a saída do italiano Carlo Ancelotti.

Muito criticado pelos adeptos nas últimas temporadas, o guarda-redes Casillas deixou os ‘merengues’ após 16 anos como titular da baliza, rumando ao FC Porto, enquanto Cristiano Ronaldo continua a liderar o ataque da equipa, outra vez na companhia de Bale e Benzema.

O Real Madrid, que se estreia no domingo no terreno do regressado Sporting Gijon, foi buscar Danilo e Casemiro ao FC Porto, este último estava na equipa portuguesa por empréstimo, e Kovacic ao Inter de Milão, num plantel em que Pepe continua a fazer parte, enquanto Fábio Coentrão poderá sair ainda antes do fecho do mercado de transferências.

Contudo, a pré-temporada não foi famosa para o lado dos ‘merengues’, com alguns resultados que já fizeram a imprensa espanhola questionar a contratação de Benitez e rumores que apontam alguns problemas de relacionamento entre o novo treinador e Cristiano Ronaldo.

Campeão espanhol e finalista da ‘Champions’ há duas temporadas atrás, o Atlético Madrid, sobretudo sob o comando do argentino Diego Simeone, promete intrometer-se no duelo entre ‘Barça’ e Real, depois de ter mantido a suas principais figuras, incluindo o médio português Tiago, e garantido alguns reforços de peso.

Depois de três temporadas como melhor marcador do campeonato português pelo FC Porto, o colombiano Jackson Martinez ingressou nos ‘colchoneros’, juntando-se a outros nomes como o argentino Vietto, que deixou boa imagem no Villarreal, o belga Ferreira-Carrasco (ex-Mónaco) e montenegrino Savic (ex-Fiorentina). O brasileiro Filipe Luis também está de regresso depois de uma passagem pouco feliz pelo Chelsea.

Fora das contas do título, mas com a ambição de lutar por um lugar de acesso à Liga dos Campeões aparecem os habituais Valência e Sevilha, ambos com representação portuguesa.

A formação ‘che’, liderada por Nuno Espirito Santo, esteve, para já, tímida no mercado de transferências, mas manteve a aposta André Gomes, João Cancelo e Ruben Vezo. Por seu lado, o Sevilha continua com Beto e Daniel Carriço e contratou alguns jogadores com ‘fama’, como o central francês Rami (ex-AC Milan), o extremo ucraniano Yevhen Konoplyanka (ex-Dnipro) e o avançado italiano Ciro Immobile (ex-Borussia Dortmund).

Quanto ao grupo de portugueses que vão disputar esta edição do campeonato espanhol, destaque para o Málaga, que apresenta nas suas fileiras Flávio Ferreira, Duda, Fábio Espinho e Ricardo Horta. O Rayo Vallecano conta com Zé Castro e Bebé, enquanto o Granada aposta em Luís Martins e Miguel Lopes.

Algo perdido no Galatasaray, Bruma ingressou na Real Sociedad, enquanto o Deportivo continua a contar com Luisinho, apesar de um episódio disciplinar que o lateral luso protagonizou há alguns dias atrás.

A edição 2015/16 arranca na sexta, com a receção do Málaga ao Sevilha.

Além do Sporting Gijon, Las Palmas e Real Bétis também regressam esta temporada ao principal escalão espanhol.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?