loading

Crónica: 'Hat-trick' de Suárez 'despacha' Scolari e coloca 'Barça' na final

Um ‘hat-trick’ do uruguaio Luis Suárez permitiu hoje ao FC Barcelona qualificar-se para a final do Mundial de clubes de futebol, à custa do Guangzhou Evergrande (3-0), comandado pelo ex-selecionador luso Luiz Felipe Scolari.

Crónica: 'Hat-trick' de Suárez 'despacha' Scolari e coloca 'Barça' na final

Sem Lionel Messi (cólica renal) e Neymar (a recuperar de lesão, Suárez assumiu a responsabilidade goleadora dos catalães e construiu o resultado, com tentos aos 39, 50 e 67 minutos, o terceiro na transformação de uma grande penalidade.

Depois de três empates consecutivos, dois para a Liga espanhola e um para a ‘Champions’, os campeões da Europa qualificaram-se, assim, para a ‘anunciada’ final com os argentinos do River Plate, marcada para domingo, em Yokohama.

Vencedores da prova em 2009 e 2011, os catalães procuram tornar-se a primeira equipa a arrebatar a prova por três vezes, num embate em que Messi e Neymar talvez já se possam juntar a Suárez: juntos, pelo ‘Barça’, já somam 131 golos em 2015.

No encontro de hoje, em Yokohama, Suárez ‘valeu por três’, face a um conjunto chinês que resistiu até aos 39 minutos, mas não foi capaz de evitar o primeiro desaire na ‘era’ Scolari, após 24 jogos sem perder (16 vitórias e oito empates).

O FC Barcelona assumiu-se com o ‘dono’ da bola desde início, mas, perante um conjunto bem posicionado defensivamente, só criou a primeira ocasião aos 23 minutos, com Iniesta a servir Munir e Li Shuai a defender, ‘cena’ que se repetiu aos 32.

O conjunto de Scolari, que aos 34 minutos perdeu o lateral esquerdo Zou Zheng, vítima de lesão grave ao cair mal no relvado, dava poucos espaços ao ‘ Barça’, mas, ofensivamente, apenas assustou aos 36, sem conseguir, ainda assim, rematar.

O golo do ‘Barça’ não parecia iminente, mas chegou, aos 39 minutos, pelo ‘sobrevivente’ do ‘trio maravilha’ dos campeões da Europa: Rakitic rematou forte de fora da área, Li Shuai defendeu para a frente e Suárez marcou na recarga.

A reação dos chineses foi imediata e a igualdade quase surgiu aos 41 minutos, valendo aos catalães uma grande defesa de Claudio Bravo, depois de um cabeceamento do brasileiro Elkeson, na sequência de um livre estudado.

Até ao intervalo, o Guangzhou ainda ganhou três cantos, mas o FC Barcelona retomou o comando no início da segunda parte e chegou ao segundo golo aos 50 minutos: Iniesta isolou Suaréz, que dominou de peito e ‘bisou’ sem deixar a bola cair.

Com o segundo tento, os chineses ‘desistiram’ e os campeões da Europa passaram a dominar por completo, chegando com naturalidade ao terceiro tento, o ‘hat-trick’ de Suárez, de penálti, após alegada falta de Huang Bowen sobre Munir.

Até ao final, o ‘Barça’ limitou-se a controlar a posse de bola e a poupar alguns jogadores, mas esteve sempre mais próximo da goleada do que de sofrer um golo.

Programa da jornada

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015
Hiroshima - River Plate, 0 - 1

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015
Barcelona - Guangzhou, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?