loading

Crónica: Benfica ‘sólido’ vence em Guimarães por 2-0

O Benfica alcançou hoje a quarta vitória consecutiva na Primeira Liga, ao vencer hoje, em Guimarães, o Vitória por 2-0, com golos apontados na primeira parte por Jonas e Mitroglou, em jogo da 16.ª jornada.

Crónica: Benfica ‘sólido’ vence em Guimarães por 2-0

Os ‘encarnados', ‘frios' a gerir a partida, concentrados a taparem os caminhos para a baliza de Ederson e perigosos nas ocasiões em que chegaram à área vitoriana, adiantaram-se aos 19 minutos, pelo avançado brasileiro, que voltou hoje a ser titular na I Liga, mais de quatro meses depois, e selaram o resultado, aos 42, pelo dianteiro grego.

A equipa de Rui Vitória lidera agora a prova com 41 pontos, mais sete do que o segundo, o FC Porto (menos um jogo), e vai acabar a primeira volta no topo da tabela, enquanto os vimaranenses, que, durante o jogo, atacaram muito, mas falharam, quer na hora de atirar à baliza, quer no último passe, viram interrompida uma série de três triunfos seguidos e continuam com 30 pontos.

Jonas substituiu Gonçalo Guedes no ‘onze' montado por Rui Vitória, regressando à titularidade na I Liga depois de o ter sido pela última vez a 27 de agosto de 2016, quando o Benfica derrotou, na Madeira, o Nacional por 3-1, em jogo da terceira jornada, e Salvio foi a outra novidade, ao substituir Rafa na ala direita.

A equipa de Guimarães entrou em campo com o habitual 4x3x3 e com duas alterações na equipa que jogou de início frente ao Arouca, na jornada anterior (triunfo por 1-0): Hurtado substituiu Bernard na posição mais avançada do meio-campo e Hernâni rendeu Marega, que está a preparar a Taça das Nações Africanas com a seleção do Mali, na ala direita.

O remate do vitoriano Soares no primeiro minuto antecedeu uma primeira parte disputada a um ritmo intenso de parte a parte, com os vimaranenses a apostarem nas transições rápidas e a conquistarem muitos cantos (sete), embora sem tal se traduzir em golos, e as ‘águias' a construírem com mais paciência e a serem mais perigosos nas ocasiões em que chegaram à área.

O conjunto da Luz criou a primeira situação de golo aos 11 minutos, quando Mitroglou, servido por Pizzi, falhou o desvio final, mas quase traiu Douglas e, já depois de Fejsa, lesionado, ter dado o lugar a Samaris, aos 17, fez o primeiro golo da partida, aos 19, por Jonas, que apontou o seu primeiro golo no campeonato.

Salvio progrediu pela direita, ultrapassou Konan, atingiu a linha final e atrasou para o avançado brasileiro, que, em posição frontal à baliza, atirou para o fundo das redes de Douglas, com a bola a tabelar ainda na barra.

Os vimaranenses mantiveram a estratégia inicial e, dois minutos volvidos, ameaçaram o empate por Hernâni, num remate à malha lateral, sem deixar a bola cair, mas o Benfica anulou as restantes tentativas vitorianas para alvejar as redes de Ederson e, com Pizzi a liderar a construção, controlou a partida em zonas adiantadas.

Os ‘encarnados' ameaçaram o segundo golo aos 35 minutos, num remate de Mitroglou travado por Douglas, mas, aos 42, o dianteiro grego, assistido por Jonas, ampliou a vantagem ao rematar com pouca força, mas muita colocação, num lance muito contestado pelos minhotos, que se queixaram de uma falta não assinalada de Lindelof sobre Soares.

A turma de Pedro Martins tentou inverter o resultado no início da segunda parte e quase marcou aos 50, quando Hurtado, assistido por Soares, atirou por cima no ‘coração da área', e aos 52, num remate de Hernâni em arco que Ederson afastou da baliza com uma palmada.

Os ‘encarnados' retomaram, aos poucos, o controlo do jogo e Mitroglou, aos 66 minutos, e Jonas, aos 69, quase ‘bisaram', mas o guardião vitoriano negou ambas as tentativas.

Os vimaranenses ainda fizeram mais algumas investidas rumo à baliza das ‘águias', quase sempre por Hernâni, mas não conseguiram melhor do que um remate de Raphinha ao lado, aos 74, e o Benfica ainda voltou a ficar perto do golo, por Salvio, aos 88, em mais um lance travado por Douglas.

Programa da jornada

Sábado, 7 de Janeiro de 2017
Nacional - Sp. Braga, 0 - 0
Estoril - Marítimo, 0 - 1
V. Guimarães - Benfica, 0 - 2
Paços Ferreira - FC Porto, 0 - 0

Domingo, 8 de Janeiro de 2017
Rio Ave - Desp. Chaves, 2 - 2
Tondela - Arouca, 1 - 2
Boavista - V. Setúbal, 1 - 0
Sporting - Feirense, 2 - 1

Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2017
Moreirense - Belenenses, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?