loading

Crónica: ‘Bis’ de Gonçalo Guedes coloca Benfica na fase final da Taça CTT

O Benfica garantiu hoje a presença na 'final a quatro' da Taça da Liga, após derrotar o Vitória de Guimarães por 2-0, em jogo da terceira jornada do grupo D, com dois golos de Gonçalo Guedes.

Crónica: ‘Bis’ de Gonçalo Guedes coloca Benfica na fase final da Taça CTT

Os 'encarnados', que precisavam apenas do empate para seguir para a fase decisiva da prova, marcada para o Estádio do Algarve, entre 25 e 29 de janeiro, repetiram o triunfo de sábado para a I Liga, com golos aos minutos 34 e 40, e vão continuar, na meia-final com o Moreirense, a defesa do título conquistado na época passada, perante o Marítimo (6-2).

A equipa anfitriã, que só em caso de vitória seguia em frente, terminou o grupo, constituído ainda por Paços de Ferreira e Vizela, no segundo posto, com quatro pontos, após um jogo em que foi totalmente dominada pelas 'águias' na primeira parte e raramente se aproximou com perigo da baliza de Júlio César, apesar da reação, na segunda.

Modificada em todos os setores do terreno, a turma anfitriã ameaçou a baliza contrária logo no primeiro minuto, com João Pedro a desviar de cabeça ao primeiro poste na sequência de um canto e Soares, solto ao segundo, a falhar o desvio final.

Com Zivkovic e Carrillo nas alas e Rafa e Gonçalo Guedes na linha de frente, jogadores velozes, as 'águias' procuraram impor-se aos vimaranenses em investidas rápidas pelos corredores, e, num desses lances, beneficiou de uma grande penalidade, com Rafa a entrar na área e a ser derrubado por Zungu, aos 10 minutos.

Pizzi, contudo, desperdiçou o 'castigo máximo' no minuto seguinte, com o guarda-redes Miguel Silva a adivinhar o lado da bola e a defender para canto.

Rúben Ferreira, na resposta, rematou por cima, aos 12 minutos, mas o Guimarães continuou com muitos problemas para conter os desequilíbrios criados pelo Benfica e quase sofreu o primeiro golo quando Rafa, aos 20, se isolou, mas Miguel Silva, rápido a sair, defendeu para canto.

A formação 'encarnada' continuou a ter muito espaço para atacar e dominou o último quarto de hora da primeira parte, chegando ao golo aos 34 minutos, quando Rafa desmarcou Nélson Semedo, e o lateral-direito atrasou para o 'coração' da área, onde apareceu Gonçalo Guedes a atirar rasteiro para o fundo das redes.

Depois de Miguel Silva ganhar novo duelo a Rafa, quando o extremo apareceu isolado na sua 'cara', aos 36 minutos, as 'águias' dilataram a vantagem aos 40, num lance a 'papel químico' do golo inaugural: Gonçalo Guedes 'bisou' com um 'disparo' rasteiro após passe atrasado de Carrillo.

Na sequência do golo do Benfica, surgiram alguns insultos e lançaram-se algumas cadeiras da Bancada Nascente para o relvado, em resposta a uma provocação de Nélson Semedo dirigida aos adeptos da casa, o que atrasou a saída de bola a meio-campo.

Hurtado e Hernâni substituíram, respetivamente, Zungu e Xande Silva na entrada para o segundo tempo, e os vimaranenses assumiram uma face mais parecida à que mostraram no sábado, subindo no terreno com mais critério, embora com problemas para ultrapassar a linha defensiva 'encarnada'.

A partida decaiu de qualidade até ao apito final, com o ímpeto vitoriano do início da segunda metade a esmorecer e o Benfica a gerir a posse de bola sem dificuldades.

Programa da jornada

Terça-feira, 3 de Janeiro de 2017
Moreirense - FC Porto, 1 - 0
Belenenses - Feirense, 2 - 2

Quarta-feira, 4 de Janeiro de 2017
V. Setúbal - Sporting, 2 - 1
Arouca - Varzim, 3 - 0

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017
Paços Ferreira - Vizela, 2 - 2
V. Guimarães - Benfica, 0 - 2

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017
Rio Ave - Sp. Covilhã, 2 - 0
Marítimo - Sp. Braga, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?