loading

Crónica: Sporting goleia em Guimarães e sobe à liderança da Liga

O Sporting assumiu hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, após golear o Vitória de Guimarães por 5-0, em jogo da terceira jornada, no qual Bruno Fernandes se destacou com dois grandes golos.

Crónica: Sporting goleia em Guimarães e sobe à liderança da Liga

Os 'leões' entraram a vencer no jogo, com o melhor golo da partida, de Bruno Fernandes, aos três minutos, e doravante controlaram sempre o jogo, perante um adversário sem soluções no ataque e permeável na defesa, antes de ampliarem a vantagem com golos de Bas Dost, aos 21 e aos 23, mais um 'tiro' de Bruno Fernandes, aos 60, e um golo de Adrien, aos 85, a fechar a conta.

A equipa orientada por Jorge Jesus, que venceu pela primeira vez em Guimarães desde 2013, assumiu, provisoriamente, a primeira posição do campeonato, com os mesmos nove pontos do Rio Ave, na véspera do jogo decisivo do 'play-off' da Liga dos Campeões com o Steaua de Bucareste, na Roménia, enquanto os vitorianos, com três pontos, são a defesa mais batida, com 10 golos sofridos.

Bruno Fernandes foi a única novidade no 'onze' de Jorge Jesus, face ao jogo da primeira mão do 'play-off' da Liga dos Campeões, com o Steaua de Bucareste (0-0), rendendo Podence - nem no banco de suplentes esteve - e 'assinou' o golo mais bonito do jogo, com apenas três minutos decorridos.

Ligeiramente descaído para a faixa direita, no meio-campo vitoriano, o médio progrediu poucos metros com a bola e 'disparou' um remate forte, com uma trajetória fora do alcance de Miguel Silva, ao ângulo superior direito da baliza.

Os vitorianos, com um quarteto defensivo remodelado - Marcos Valente surgiu ao lado de Pedro Henrique no eixo, e Sacko no lado esquerdo -, até esboçaram uma reação e fizeram algumas incursões à área contrária, mas sem capacidade para ameaçar a baliza de Rui Patrício, e o Sporting, mesmo sem forçar o ataque, dilatou a vantagem.

Na sequência de um livre batido por Acuña junto à linha final, no lado esquerdo, Bas Dost apareceu sem marcação na zona da marcação de grande penalidade e bateu Miguel Silva com um golpe de cabeça bem colocado, aos 21, apontando novo golo dois minutos volvidos, ao emendar para a baliza um cruzamento de Fábio Coentrão, num ataque rápido.

Com a partida praticamente resolvida, o Sporting passou a gerir a vantagem, mas ainda ameaçou novo golo, num remate de Bruno Fernandes travado por Miguel Silva, aos 44 minutos, ao passo que os vitorianos até trocaram a bola por muito tempo, mas limitaram-se a dois remates, de Hurtado e de Raphinha, para as mãos de Rui Patrício.

A equipa da casa tentou responder no início da segunda parte num remate de Raphinha, aos 50 minutos, que passou a centímetros do poste direito da baliza, mas o Sporting, em contra-ataque, voltou a ser mais perigoso e ampliou a vantagem, em mais um remate de longe de Bruno Fernandes, este rasteiro, aos 60 minutos.

Perante um adversário resignado, a turma de Alvalade continuou a ter muito espaço para entrar na área vitoriana e acabou por marcar por mais uma vez, numa combinação entre Iuri Medeiros e Adrien, concluída pelo capitão 'leonino', a cinco minutos dos 90.

Programa da jornada

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
Rio Ave - Portimonense, 2 - 0

Sábado, 19 de Agosto de 2017
Tondela - Estoril, 2 - 3
V. Guimarães - Sporting, 0 - 5
Benfica - Belenenses, 5 - 0

Domingo, 20 de Agosto de 2017
V. Setúbal - Desp. Chaves, 1 - 1
FC Porto - Moreirense, 3 - 0
Desp. Aves - Sp. Braga, 0 - 2
Marítimo - Boavista, 1 - 0

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
Feirense - Paços Ferreira, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?