loading

Mundial feminino: Canadá tropeça frente à Nigéria, Espanha e Suíça com triunfos na estreia

O Canadá, campeão olímpico em título, empatou esta sexta feira 0-0 com a Nigéria, enquanto Espanha e Suíça confirmaram o favoritismo frente a Costa Rica e Filipinas, respetivamente, nos jogos de estreia no Mundial feminino de futebol de 2023.

Mundial feminino: Canadá tropeça frente à Nigéria, Espanha e Suíça com triunfos na estreia
Facebook FIFA Women's World Cup

A atacante Christine Sinclair poderia ter dado a vitória esperada às canadianas, mas desperdiçou uma grande penalidade aos 50 minutos, na partida realizada em Melbourne (Austrália), na qual Christy Ucheibe, do Benfica, foi totalista no meio campo da Nigéria, que terminou reduzida a 10 jogadoras, devido à expulsão de Deborah Abiodun, aos 90+8.

A atacante Cloé Lacasse, que se transferiu do Benfica para o Arsenal neste defeso, foi suplente utilizada no Canadá, segundo classificado do Grupo B, em igualdade com a seleção africana, ambas a dois pontos da líder e coanfitriã Austrália, que na quinta-feira bateu por 1-0 a República da Irlanda, ainda em ‘branco’.

A Espanha, mesmo com a atacante Alexia Putellas, eleita melhor jogadora mundial em 2022, a começar no banco de suplentes, bateu a Costa Rica por 3-0, graças a um autogolo de Valeria del Campo, aos 21 minutos, e aos remates certeiros de Aitana Bonmati, aos 23, e Esther González, aos 27.

A seleção espanhola ainda falhou um penálti, aos 34 minutos, por Jenifer Hermoso, na partida disputada em Wellington, mas subiu, com toda a naturalidade, ao comando do Grupo C, do qual fazem ainda parte Japão e Zâmbia, que se defrontam no sábado.

No Grupo A, a Suíça impôs-se por 2-0 às Filipinas, mas só quebrou a resistência das adversárias aos 45 minutos e através de uma grande penalidade, convertida por Ramona Bachmann, tendo Seraina Piubel aumentado a vantagem das helvéticas, aos 64.

As suíças assumiram a liderança do agrupamento, em igualdade com a Nova Zelândia, o outro país organizador do torneio, entre 20 de julho a 20 de agosto, enquanto a Noruega, derrotada na sexta-feira pelas neozelandesas, por 1-0, e as Filipinas ainda não pontuaram.

Portugal, uma das oito seleções estreantes, defronta no domingo os Países Baixos, vice-campeões mundiais, em Dunedin, em encontro da jornada inaugural do Grupo E, que integra ainda os Estados Unidos, vencedor dos dois últimos Mundiais, e o Vietname.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?