loading

Brasil: Neymar supera Pelé na lista de goleadores mas há polémica com a contagem dos golos

Neymar, que deixou neste mercado de verão o Paris Saint-Germain para reforçar o futebol saudita, fez história ao tornar-se no melhor marcador de sempre da seleção do Brasil. No entanto, a polémica instalou-se, muito por culpa dos diferentes critérios da FIFA e da CBF.

Brasil: Neymar supera Pelé na lista de goleadores mas há polémica com a contagem dos golos
Depositphotos

Com dois golos na vitória avassaladora da seleção canarinha sobre a Bolívia por 5 a 1, o irreverente avançado ultrapassou a marca de Pelé, que por muitos anos foi considerado imbatível. No entanto, essa conquista não está isenta de controvérsia, pois a contagem de golos que envolve Neymar e Pelé é objeto de discordância entre a FIFA e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Neymar, conhecido pela sua habilidade excecional e pelo seu faro para o golo, entrou em campo com 77 golos pela seleção, igualando a marca lendária de Pelé. A pressão para quebrar este recorde era evidente, e Neymar não dececionou. Aos 16 minutos do segundo tempo, marcou o seu 78º gol, aproveitando uma sobra na área após uma tentativa de Rodrygo. Mas foi nos descontos que Neymar realmente fez história, marcando o seu 79º gol com uma finalização precisa após um cruzamento de Danilo.

Essa conquista levanta uma questão: quem é o verdadeiro melhor marcador da Seleção Brasileira? A resposta depende dos critérios utilizados.

A FIFA, a entidade que rege o futebol mundial, adota critérios estritos, considerando apenas os golos marcados em jogos oficiais da seleção contra outras seleções nacionais. Isso significa que apenas os golos em partidas oficiais, como Mundiais, eliminatórias e amigáveis reconhecidos pela FIFA, são levados em conta. Sob esses critérios, Neymar ultrapassou Pelé e tornou-se no maior marcador da história da seleção brasileira.

Por outro lado, a CBF adota critérios mais amplos. Além dos golos em jogos oficiais, a CBF contabiliza também os golos em particulares contra clubes e outras partidas que não são reconhecidas pela FIFA como jogos oficiais. Sob esses critérios, Pelé é considerado o melhor marcador da canarinha, com 95 golos.

A discordância entre a FIFA e a CBF cria uma dualidade de reconhecimento. Neymar foi homenageado pela CBF pela sua conquista, mas a placa que recebeu deixa claro que Pelé ainda é considerado o maior goleador da seleção sob os critérios mais amplos da confederação.

A controvérsia sobre quem é o melhor marcador pode persistir, mas não há como negar a contribuição excecional de Neymar para a Seleção Brasileira. Com apenas 29 anos, já conquistou uma legião de fãs e deixou uma marca indelével na história do futebol brasileiro.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?