loading

Ex-internacional alemão revela: "O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário"

O mundo do desporto, apesar dos avanços sociais, continua a ser palco de desafios e preconceitos, especialmente quando se trata da orientação sexual dos atletas.

Ex-internacional alemão revela: "O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário"
Thomas-Hitzlsperger

Thomas Hitzlsperger, ex-internacional alemão, quebrou barreiras em 2014 ao tornar-se o único jogador do futebol alemão a assumir publicamente a sua homossexualidade.

No entanto, recentemente, Hitzlsperger trouxe à luz as pressões que enfrentou antes de tomar essa corajosa decisão, que remonta a 2014.

Desde a temporada 2013/2014, após ter pendurado as chuteiras, Hitzlsperger é o único jogador alemão a assumir abertamente ser gay e, em declarações no documentário 'The Last Taboo', o ex-futebolista partilhou detalhes reveladores sobre os bastidores do futebol e a resistência que enfrentou antes de revelar a sua orientação sexual.

O ano de 2012, quando Hitzlsperger representava o Wolfsburgo, foi em particular marcante na sua jornada pessoal. O jogador alemão revelou que o seu advogado o aconselhou fortemente a não revelar ao mundo que era homossexual.

"Disse-me 'não fales disso em qualquer circunstância!'. O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário", revelou o antigo internacional alemão.

O futebol, historicamente, tem sido um terreno difícil para jogadores LGBT+. Apesar de existirem movimentos de inclusão e campanhas contra a homofobia, a falta de representação no futebol de alto nível persiste.

Hitzlsperger, que conta com 52 internacionalizações pela Alemanha ao longo da sua carreira, destacou que, embora o tema seja discutido, os jogadores continuam relutantes em se identificarem como homossexuais.

A situação na Alemanha é particularmente notável, já que nenhum jogador em atividade no país assumiu publicamente a sua homossexualidade.

Hitzlsperger enfatizou que a homossexualidade no futebol alemão continua a ser um tema tabu, tanto dentro de campo como nos balneários.

"Fala-se disso, mas os jogadores não se identificam como tal. É um tabu dentro de campo e no balneário, até porque na Alemanha não se conhece nenhum futebolista homossexual que esteja no ativo", observou.

O ex-futebolista, que teve passagens por clubes como Aston Villa, Lazio, West Ham e Wolfsburgo, salientou a escassez de casos conhecidos de jogadores homossexuais, com apenas sete profissionais em todo o mundo a terem revelado a sua orientação sexual.

Este número contrasta com a vasta comunidade de jogadores de futebol em todo o mundo, sublinhando a falta de representatividade.

"Quando se trata dos jogadores, é um problema. São sete os profissionais conhecidos no mundo do futebol que se revelaram homossexuais. É pouco", acrescentou ainda Hitzlsperger.

Hitzlsperger também fez referência ao caso de Jakub Jankto, jogador do Cagliari, como uma exceção recente de um jogador que revelou publicamente sua homossexualidade.

No entanto, o ex-futebolista indicou que ainda há muito trabalho a ser feito para criar um ambiente mais inclusivo e aceitante no desporto.

"Pouco se disse a respeito disso desde aí. Não há razão para isto ser uma grande coisa", rematou Thomas Hitzlsperger.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?