loading

FIFA: Blatter rejeita ingerência do Conselho da Europa

“O Conselho da Europa deveria abordar os problemas que há na Europa e não os problemas que criaram à FIFA”, disse o dirigente, em périplo pela Ásia.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse hoje que o Conselho da Europa, que esta semana pediu uma “investigação interna” à reeleição do suíço, não tem direito a interferir nos assuntos do organismo que dirige.

“O Conselho da Europa deveria abordar os problemas que há na Europa e não os problemas que criaram à FIFA”, disse o dirigente, em périplo pela Ásia.

Quarta-feira, a Comissão do Conselho da Europa sobre Cultura, Ciência, Educação e Media insistiu na necessidade de investigação interna da FIFA para determinar se Blatter beneficiou da sua posição durante o processo de reeleição que decorreu em 2011, sem adversários depois da desistência de adversário do Qatar.

“A FIFA deve investigar se os candidatos na recente eleição para a presidência – e particularmente o que foi bem-sucedido (Blatter) – exploraram a sua posição institucional para retirar vantagens ilícitas para si próprios ou potenciais votantes”, sugeriram os parlamentares do Conselho da Europa.

Mohammed Bin Hamman retirou-se da corrida três semanas antes da votação devido a acusações de suborno de votos para a candidatura do Qatar que assegurou a organização do Mundial2022.

O antigo presidente da Confederação Asiática de Futebol acusou o seu opositor de ter orquestrado o escândalo de subornos: no próximo mês vai desafiar a exclusão permanente decretada pela FIFA, num recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto.

“Não entendo por que uma organização política na Europa ou em qualquer outro lugar do mundo tem direito a pedir à FIFA que empreenda uma ação, especialmente relacionada com uma eleição”, vincou Blatter.

O presidente da FIFA defende ainda que “ninguém na família futebolística está preocupado pela eleição”, lembrando que a única oposição a esta direção provém da Europa e não dos outros continentes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?