loading

Liga Europa: Sporting favorito, Académica e Marítimo terão que fazer peito

Com o Sporting num grupo (G) repleto de adversários teoricamente acessíveis, pode dizer-se que o sorteio da Liga Europa de futebol, hoje realizado, terá sido algo “ingrato” para Académica (B) e Marítimo (D), que irão defrontar equipas mais complicadas.

Liga Europa: Sporting favorito, Académica e Marítimo terão que fazer peito

À primeira vista, e porque a equipa de Sá Pinto regressa à prova secundária da UEFA com o estatuto de cabeça-de-série, uma espécie de favoritismo institucional, os “leões” apresentam garra suficiente para ultrapassar os suíços do Basileia, os belgas do Genk e os húngaros do Videoton, treinados por Paulo Sousa, que passou pelo clube de Alvalade na sua carreira como futebolista.

Estarão em causa, também, contas que o Sporting pretende acertar na competição onde, na época anterior, esteve a um golo de disputar a final, precisamente aquele “a mais” que o Athletic de Bilbau (finalista vencido pelo Atlético de Madrid) conseguiu no jogo da segunda mão, a dois minutos do fim do jogo.

Os ''leões'', que chegam a esta fase depois de terem goleado o Horsens (5-0) na segunda mão do ''play-off'', têm teoricamente o Basileia como principal adversário. O campeão da Suíça ficou afastado da ''Champions'' ao ser eliminado no ''play-off'' pelo Cluj, depois de na época passada, inserido no grupo de Benfica e Manchester United, ter conseguido uma surpreendente presença nos oitavos de final, à custa dos ingleses.

A Académica, vencedora da Taça de Portugal, que regressa às competições europeias quatro décadas depois da sua última participação, terá pela frente, nem mais nem menos, o vencedor da Liga Europa 2011/12: o Atlético de Madrid, do “matador” colombiano Radamel Falcao e dos portugueses Sílvio e Tiago.

Resta saber se a inexperiência europeia da equipa de Pedro Emanuel (ele sim, um conquistador europeu quando jogava no FC Porto, com uma Liga Europa e uma Liga dos Campeões) será um ponto fraco diante dos não muito cotados Hapoel de Telavive (Israel) e Viktoria Plzen (República Checa).

Por fim, ao Marítimo terá saído a “fava”, pois apesar de Bordéus, Newcastle e Club Bruge não serem exatamente as mais cotadas equipas de França, Inglaterra e Bélgica, respetivamente, não são, por outro lado, nenhuma espécie de intrusos nestas andanças, apesar de nenhuma delas ter troféus europeus no currículo.

O equilíbrio teórico entre os adversários dos funchalenses no Grupo G poderá, no entanto, tornar-se um trunfo para a equipa orientada por Pedro Martins, um conjunto que não vira a cara à luta e, em casa, joga ofensivamente sem grandes receios, “encarecendo” qualquer ponto a conquistar na Madeira.

A insular está pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, depois de ter deixado pelo caminho o Dila Gori, vencendo por 2-0 na Geórgia, na segunda mão, após o triunfo em casa por 1-0.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?