loading

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: A diferença está na comunicação

A discussão é antiga e mantém a paixão dos adeptos de futebol ao rubro. Quem é o melhor, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo? Há respostas para todos os gostos. Uns acham que é o craque argentino, outros defendem que o título de melhor do planeta deveria ser de Ronaldo. Pessoalmente, acredito que a diferença não reside no aspeto desportivo. São os dois, cada um à sua maneira, enormes. O que os diferencia é a comunicação.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: A diferença está na comunicação

Muito provavelmente já viram que tem sido publicado na Internet um vídeo que mostra a reação de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi depois de terem sido abraçados por uma criança adepta do Granada. O jovem invadiu o relvado no último dia dois de fevereiro para abraçar Cristiano Ronaldo e repetiu a façanha no último domingo, desta feita com Lionel Messi.

A mesma situação, mas diferentes reações por parte de Messi e Ronaldo. O jogador português correspondeu com afetividade ao gesto da criança. Por outro lado, Messi não se mostrou muito simpático e pareceu mesmo evitar o miúdo. Afinal há aqui algo que parece não bater certo, já que é Ronaldo que detém a imagem de pessoa arrogante.

Convém recordar que Lionel Messi criou, ou criaram por ele, uma imagem de pessoa tímida, recatada e nada dada a controvérsias, a antítese do português. Já Cristiano Ronaldo sempre apostou forte na sua imagem, através da publicidade e do valor desportivo que acrescenta a qualquer marca. É no aspeto comunicativo que o português falha. Muitas vezes, Ronaldo não mede a amplitude das suas palavras e coloca-se em situações delicadas. Um exemplo. A célebre frase: «Assobiam-me porque sou rico, bonito e um grande jogador. Têm inveja de mim. Não há outra explicação». Esta frase proferida no final de um jogo da Liga dos Campeões em nada ajudou a promover a imagem do português. Tal como muitas outras.

No entanto, não haveria muito prejuízo para ele se do outro lado não estivesse Messi. O craque argentino destaca-se do internacional luso justamente pela sobriedade, seja esta verdadeira ou falsa. A estrutura desportiva onde está inserido é outro dos fatores que favorece o argentino. Isto é, torna-se mais fácil ser jogador do Barcelona do que do Real Madrid. O clube catalão protege mais os seus jogadores. Messi já tem sido notícia pelos piores motivos, nomeadamente no ambiente entre ele e alguns colegas de equipa (desentendimentos com David Villa e, mais recentemente, Cristian Tello). Não obstante, o clube vem imediatamente desmentir o sucedido e resguarda o seu maior ativo. No Real Madrid nada disso acontece. Mourinho e Ronaldo são disso os maiores exemplos. Os dois portugueses estão entregues a eles próprios.

Em que é que isso prejudica Cristiano Ronaldo? Em tudo! Sempre que compete por prémios individuais com Messi, Ronaldo leva a pior. Basta conferir as Bolas de Ouro que o argentino tem em relação ao português. No aspeto desportivo, Messi nem sempre as mereceu ganhar. Ganha-as porque a sua forma de ser é mais do agrado dos público. Já diz o povo, mais vale cair em graça do que ser engraçado. Cristiano Ronaldo que o diga.

Consulte o blogue: http://marcasdofutebol.wordpress.com/

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?