loading

Este novo Lionel Messi terá condições para voltar a ganhar a Bola de Ouro?

Hoje em dia, Lionel Messi é um jogador diferente. Menos explosivo, menos individualista. Mais virado para o coletivo do que para os seus números pessoais. Por seu turno, Cristiano Ronaldo continua a marcar em doses industriais, perfilando-se como o favorito a vencer outra vez a Bola de Ouro. Terá o argentino condições para ganhar novamente o troféu?

Este novo Lionel Messi terá condições para voltar a ganhar a Bola de Ouro?

Não existe uma resposta lógica a esta questão. Tanto o sim como o não, no meu ponto de vista, acarretariam vários riscos para aqueles que o decidissem defender. Por isso, este texto não pretende assumir nenhuma posição. Procura apenas colocar, a descoberto, os argumentos que possam pesar para cada um dos lados da balança.

Quem vê os jogos deste Barcelona não vê o Lionel Messi que via no passado, principalmente nos tempos de Pep Guardiola. Com Neymar e proximamente Suarez a fazerem-lhe companhia no ataque, o argentino será a maior estrela entre outras duas grandes estrelas. Neymar é um dos maiores candidatos a ganhar a Bola de Ouro num futuro próximo e Luís Suarez é o atual Bota de Ouro, por ter marcado os mesmos golos de CR7 na época passada.

Em suma, talvez a diferença de qualidade entre Lionel Messi e os seus companheiros de ataque nunca tenha sido tão curta em nenhum momento da sua carreira. A não ser quando era ainda um adolescente. Isto não é mau, principalmente se as três estrelas se conseguirem entender, mas pedirá outro tipo de postura a ‘La Pulga’. Uma postura mais coletiva e, consequentemente, menos responsabilidade. Isto, porque Messi não será o único astro a ter que resolver partidas quando as coisas se complicarem.

Por outro lado, ainda não se tem a certeza das verdadeiras consequências da lesão que afetou Lionel Messi em meados da época passada. Será que ‘Leo’ se encontra num processo de recuperação que ainda não terminou ou será que essa mazela lhe afetou irremediavelmente o rendimento para os anos que se seguem? Por enquanto, ninguém o sabe dizer.

Pelo menos num futuro próximo, a continuar com este tipo de rendimento e postura, muito dificilmente Lionel Messi voltará a conquistar a Bola de Ouro. Isto, porque o prémio FIFA que reconhece o melhor jogador do Mundo, continua a valorizar principalmente a estatística. Em duas vertentes: títulos conquistados (individualmente/coletivamente) e número de golos marcados.

Com o Barcelona, Lionel Messi tem todas as condições para voltar a conquistar títulos coletivos. Ao serviço da Argentina, apenas perdeu na final do Mundial-2014, frente à poderosa Alemanha (1-0). Contudo, a nível individual, o avançado sul-americano segue 'apenas' com números muito bons. Até ao momento, só Cristiano Ronaldo leva números extraterrestres.

Analisando a Liga BBVA e a Champions League, Cristiano Ronaldo segue com 15 golos em oito jogos. Já Lionel Messi leva, nas mesmas competições, sete golos em nove jogos (dados recolhidos antes deste fim-de-semana futebolístico). Menos golos, mais partidas e mais minutos. Mesmo ao serviço da seleção, o português tem sido mais decisivo do que o argentino. Prova disso foi o tento tardio apontado frente à Dinamarca (0-1), que poderá mesmo ser fundamental na caminhada de Portugal, rumo ao Euro-2016.

Por isso, será que Lionel Messi poderá voltar a conquistar a Bola de Ouro, troféu que venceu por quatro vezes em quatro épocas seguidas? A resposta mais ponderada será: sim, mas nunca se mantiver a postura e o tipo de jogo que tem apresentado nos últimos meses.

Lionel Messi continua a fazer a diferença, continua a ser um futebolista acima da média, mas não tem sido extraterrestre. Neste momento, só um extraterrestre existe no futebol mundial. Chama-se Cristiano Ronaldo.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?