loading

Crónica: Nigéria bate Islândia e ascende ao segundo lugar do grupo D

Dois golos de Musa valeram hoje à Nigéria a vitória frente à Islândia (2-0) e a subida ao segundo lugar do Grupo D do Mundial 2018, em encontro da segunda jornada, disputado em Volgogrado.

Crónica: Nigéria bate Islândia e ascende ao segundo lugar do grupo D

A Nigéria bateu a estreante Islândia com um ‘bis’ do avançado do Leicester, que já em 2014 tinha marcado dois golos, à Argentina (derrota por 3-2), aos 49 e 75 minutos, tornando-se o primeiro nigeriano a marcar em dois Mundiais diferentes.

O resultado configura a sexta vitória da Nigéria em campeonatos do mundo, todas elas frente a seleções europeias, e a subida ao segundo lugar, com quatro pontos, a anteceder a última ronda, na qual defronta a Argentina, última do grupo, com um ponto, enquanto a já apurada Croácia, líder com seis, defronta os islandeses, terceiros, com um.

No primeiro tempo, os islandeses controlaram as operações, procurando a vitória, que, depois do empate a uma bola com a Argentina, os colocaria bem encaminhados para os ‘oitavos’, e logo aos três minutos, Sigurdsson testou os reflexos de Uzoho de livre direto, antes de Finnbogason, aos 45, quase fazer o 1-0, noutro lance de bola parada cobrado pela ‘estrela’ dos europeus.

A Nigéria, que ficaria eliminada em caso de derrota, acabou a primeira parte sem remates, mesmo que tenha tentado ‘furar’ o domínio europeu no primeiro tempo e tido mais posse de bola.

Nos primeiros segundos do segundo tempo, Etebo fez o primeiro remate nigeriano, com Halldorsson a defender, e a mudança de atitude dos africanos ficou consumada com um contra-ataque finalizado por Musa aos 49, com o avançado a receber na área e a ‘fuzilar’ para o primeiro golo da seleção neste Mundial.

Os africanos galvanizaram-se com o primeiro golo e passaram a controlar o encontro e a atacar com mais qualidade e eficácia.

Aos 74 minutos, Musa acertou na barra, antes de, no minuto seguinte, ‘bisar’ na partida, ao ultrapassar um defesa em velocidade, fintar o guarda-redes e finalizar.

Sigurdsson ainda desperdiçou uma grande penalidade, aos 83 minutos, ao rematar por cima, após uma falta de Ebuehi, futuro jogador do Benfica, sobre Finnbogason, numa fase em que a Islândia não conseguiu ter ideias para ameaçar a liderança da Nigéria.

Contra os europeus, jogou ainda a exibição de Uzoho, que registou várias defesas e manteve a baliza inviolada, tornando-se, aos 19 anos e 237 dias, o segundo guarda-redes mais novo a não sofrer golos em jogos do Campeonato do Mundo, apenas atrás do norte-coreano Li Chan-Myong, que aos 19 anos e 198 dias conseguiu uma 'ficha limpa' frente à Itália, em 1966.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?