loading

QF Europeu-2024: França em modo de treino ligeiro vence Gibraltar no Algarve

A França, em modo de treino ligeiro, venceu esta sexta-feira Gibraltar, por 3-0, no Estádio Algarve, ‘casa’ emprestada do adversário na fase de qualificação para o Europeu-2024, conservando a liderança do Grupo B.

QF Europeu-2024: França em modo de treino ligeiro vence Gibraltar no Algarve

Giroud (três minutos), Mbappé (45+3, de grande penalidade) e Mouelhi, na própria baliza (78), ‘selaram’ a vitória de uma equipa francesa lenta e desinspirada, que, perante um conjunto fraco, raramente entusiasmou os cerca de quatro milhares de adeptos gauleses presentes, apesar de ter somado quatro bolas nos ‘ferros’.

Os vice-campeões mundiais mantêm-se na liderança do Grupo B, com nove pontos (três vitórias em três jogos), seguidos da Grécia, com seis (menos um jogo), dos Países Baixos, com três (menos um jogo), e de Irlanda (menos um jogo) e Gibraltar, que ainda não pontuaram.

A França apresentou-se com as principais ‘estrelas’, dando ao guarda-redes Brice Samba e ao central Wesley Fofana as suas estreias absolutas, enquanto no ‘onze’ de Gibraltar estava o central luso-gibraltino Bernardo Lopes, de 29 anos, que concluiu a sua formação nos juniores do Benfica e representa desde 2015 o Lincoln Red Imps.

Perante um conjunto ‘fechado’ em ‘5-4-1’, os franceses demoraram apenas três minutos a abrir o ativo, com Kingsley Coman a ganhar espaço na direita e a cruzar para o cabeceamento certeiro de Giroud no ‘coração’ da área.

Com o ‘nulo’ desfeito, a equipa orientada por Didier Deschamps manteve o domínio e a posse de bola (acima dos 80% na primeira metade), mas, com um jogo ‘mastigado’ e lento, gerou menos ocasiões do que seria esperado.

O guardião de Gibraltar foi o melhor elemento da sua seleção nesse período, somando várias excelentes defesas, em remates de Coman (13 minutos), Camavinga (29) e Griezmann (36), enquanto Tchouaméni cabeceou à barra (29).

Os gibraltinos, quase sempre remetidos ao seu meio-campo defensivo, estiveram perto de surpreender aos 34 minutos, quando El Hmidi tentou um ‘chapéu’ do meio-campo, aproveitando o adiantamento de Samba, mas a bola foi à malha superior da baliza.

A França acabou mesmo por aumentar a diferença a fechar a primeira parte, depois de o videoárbitro ter descortinado mão de Roy Chipolina na área: Mbappé converteu a respetiva grande penalidade com um ‘tiro’ rasteiro junto ao poste direito da baliza de Gibraltar (45+3).

O ascendente francês em posse de bola manteve-se praticamente igual após o reatamento, mas o ritmo, se já era lento, ainda baixou mais, contribuindo para uma segunda metade sonolenta.

Depois de Griezmann ter atirado ao poste e Mbappé ter rematado para mais uma boa defesa de Coleing, ambos os lances aos 52 minutos, passaram-se muitos minutos sem que a baliza de Gibraltar fosse sequer ameaçada.

O terceiro golo chegou só aos 78 minutos, quando o suplente Mouelhi cortou para a própria baliza, de forma infeliz, um cruzamento rasteiro de Mbappé.

Até final, Coleing evitou o golo de Dembélé (83) e ainda houve tempo para Tchouaméni (89) e Disasi (90) cabecearem à barra.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?