loading

FIFA abre inquérito a presidente da federação tailandesa

Worawi Makudi, membro do comité executivo da FIFA, negou ter cometido “irregularidades”, numa altura em que o organismo abriu um inquérito para apurar se fundos para o desenvolvimento do desporto na Tailândia foram usados em proveito próprio.

A FIFA pediu para Worawi, presidente da Associação de Futebol da Tailândia, esclarecer notícias vindas a público que alegam que 860.000 dólares (cerca de 623.000 euros) foram usados numa instalação de futebol para formação num terreno do qual é proprietário na sua cidade natal, em Banguecoque.

Worari, citado pela agência de notícias Associated Press, informou o organismo que rege o futebol mundial, que o terreno tinha sido transferido para a Associação de Futebol da Tailândia.

A FIFA avançou hoje que levou o caso ao comité de ética do organismo, para saber se houve “alguma evidência de eventual violação ao código de ética.

“Não podemos especular neste momento se qualquer uma das nossas regras e regulamentos relativos à concessão de um projeto possa ter sido violada” revela o organismo.

A notícia divulgada num jornal de negócios suíço diz respeito a fundos para o centro técnico da Associação de Futebol da Tailândia (FAT) em Nong Chok, em Banguecoque.

O FAT usou um financiamento de 460.000 dólares (cerca de 333.000 euros) da FIFA, em 2004, para construir um campo de relvado artificial, segundo um relatório publicado no site da FIFA.

A federação recebeu, em 2007, 400.000 dólares (cerca de 290.000 euros) para construir uma sede de três andares “um espaço necessário para a liderança profissional”, explica a FIFA.

“O centro de treinos tem sido financiado desde 2003. Eu tenho documentos para o provar. Naquela época a FIFA não viu problema nenhum com a aplicação e agora há problemas?”, disse Worawi citado hoje pelo jornal The Nation.

Worawi poderá ter quebrado o artigo 5.º do código de ética, em matéria de conflitos de interesse.

“Interesses privados ou pessoais incluem ganhar qualquer vantagem possível para si, família, conhecidos, parentes e amigos”, lê-se no código.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?