Jürgen Klopp chegou a Liverpool e centrou as atenções do mundo do futebol em si. Os 'reds' há muito que não conseguiam uma contratação tão mediática como o treinador alemão e o 'efeito-Klopp' promete ser muito positivo para a marca do Liverpool. Uma coisa é certa: a formação de Anfield Road voltou a estar nas manchetes desportivas por um bom motivo, deixando os maus resultados para segundo plano. Pelo menos no imediato.
O programa da TVI24, na linha do que foi o Mais Transferências, tem de ser encarado com grande interesse por quem se dedica à gestão da comunicação dos clubes. No Mais Bastidores fala-se muito pouco do jogo, mas muito do que o antecede. Sejam rumores ou verdadeiras fugas de informação, aquilo que sai de um programa que chega a ter duas emissões diárias pode ter consequências no quotidiano de um clube e, portanto, nas perceções ...
Portugal tem alguns treinadores que comunicam bem. José Mourinho será o que mais eficazmente consegue usar a comunicação em seu favor, muito por causa do capital mediático que acumulou com os seus muitos triunfos e ainda mais tiradas dignas de manchete. Ou seja, o 'Special One' beneficia de uma atenção ímpar e de uma reputação extraordinária enquanto autor de jogos psicológicos, o que condiciona, logo à partida, as expetativas de quem o ouve.
O treinador do Sporting é, atualmente, uma das marcas mais fortes do futebol português, sobretudo internamente. No nosso campeonato, nenhuma outra personalidade é capaz de gerar um frenesim tão grande como Jorge Jesus. Absolutamente ninguém fica indiferente ao técnico português, por cá. Lá fora, o impacto de Jesus também existe, mas é menor.
A época desportiva ainda mal começou e o jogo já se disputa com enorme intensidade. E não só dentro das quatro linhas. Não surpreendentemente, a temporada mais aguardada dos últimos tempos iniciou-se com polémicas e com grandes desafios ao nível da comunicação.
A última quinta-feira marcou o arranque da competição para duas equipas de futebol portuguesas. Vitória de Guimarães e Belenenses começaram a lutar por um lugar na fase de grupos da Liga Europa, com os lisboetas a conseguirem um melhor resultado que os vimaranenses. Para além da vitória, o Belenenses também se destacou por ter apresentado uma ficha de jogo com apenas jogadores nacionais.
O futebol é hoje um espetáculo global. É uma indústria de milhões, repleta de conflitos, emoções, vitórias, derrotas, drama e, até, comédia. Tem, portanto, todos os ingredientes para gerar estrelas. E os jogadores de futebol são-nas, claramente. Como também são, ao mais alto nível, marcas de pleno direito. Casillas e Aimar são apenas dois exemplos que beneficiam as organizações e os contextos que lhes estão associados.
A próxima época do futebol português tem tudo para ser memorável. Porque as apostas nunca foram tão altas como agora. Sobretudo nos três grandes. Na semana passada já se falou dos muitos trabalhos que Rui Vitória terá pela frente. Mas o novo treinador do Benfica não é o único com uma série de desafios em mão. Jorge Jesus e Julen Lopetegui têm também as suas próprias provações a ultrapassar. E são muito semelhantes entre si.
As pré-temporadas são pródigas em notícias que nunca se concretizam. Na verdadeira torrente de comunicação que antecede e acompanha o início dos trabalhos das equipas de futebol, as eventuais contratações destacam-se entre os conteúdos veiculados pelos media. E estes são um grande desafio para os clubes, sobretudo os mais mediáticos.
Esta é a terceira vez que o Marcas do Futebol se refere à verdadeira novela que está a marcar o fim da temporada. E sim, ainda há coisas novas a dizer. Porque o que estamos a assistir é verdadeiramente extraordinário. Aliás, até o inenarrável 'Dragões Diário' já se referiu ao tema, tendo sido bem mais lesto a lançar umas farpas a Rui Gomes da Silva do que o clube que está na sua origem a ...
Com o aproximar do fim do mês de maio também chegam os inevitáveis balanços da época futebolística. Apesar de ainda haver objetivos para disputar, seja em competições domésticas ou europeias, já não faltam análises sobre o que correu bem e mal na temporada 2014-2015. E este tipo de reflexões pode e deve ter um lugar importante na vida dos clubes, sobretudo quando têm origem no seio da organização. Afinal, teorizar um pouco sobre o que ...
Na passada terça-feira, Fabricio Coloccini escreveu uma carta aberta aos adeptos do Newcastle United, atual 15.º classificado da Premier League. O experiente central argentino, capitão dos 'magppies', começou o texto com um primeiro parágrafo muito sincero. Essa entrada reforçou significativamente o peso simbólico do ato de comunicação: pela raridade do gesto, pela singularidade das palavras, pela precariedade do momento. De facto, a três jornadas do fim, a formação do Norte de Inglaterra está apenas dois ...
Ontem, o Marselha somou a sua quarta derrota consecutiva. O clube francês caiu com estrondo em pleno Vélodrome, perdendo por 5-3 frente ao modesto Lorient. Este resultado coloca cada vez mais em xeque as esperanças marselhesas em vencer a Ligue 1. Para além disto, a permanência em lugar de acesso às competições europeias também está ameaçada. O Marselha ocupa provisoriamente a quarta posição do campeonato francês, mas pode ser ultrapassado pelo Saint-Étienne e igualado pelo ...
Em A Marca (Verbo, 2003, págs. 184 e 185), Wally Olins diz que a sua gestão «tem a ver com a criação e a manutenção de confiança, o que implica o cumprimento de promessas». Isto aplica-se para qualquer marca, seja ela comercial, institucional ou pessoal. As duas últimas são particularmente representativas dos tempos em que vivemos. E o futebolista Ukra é um bom exemplo de uma marca pessoal amplamente implementada, mesmo que inconscientemente.
Quase dois anos depois, a sucessão de Alex Ferguson continua a ser uma tarefa por cumprir. Sobretudo porque ainda não se percebeu que rumo o Manchester United vai tomar. Para já, há apenas alguma evolução em relação à época passada, mas não a suficiente para recolocar os 'red devils' na rota do título.
Quase quatro anos e meio após a compra do clube parisiense por Nasser Al-Khelaifi, o PSG conquistou a sua primeira grande vitória europeia. A forma categoria como os franceses eliminaram o Chelsea foi tão impressionante que tem de representar, necessariamente, um grande passo para a afirmação do projeto oriundo do Qatar.
Há quase um ano escrevi sobre o declínio do campeonato italiano. A mais interessante liga doméstica dos anos 90 estava (e está) com pouco fôlego. Ainda assim, a passada quinta-feira parece ter sido um dia histórico para o Calcio: cinco equipas transalpinas conseguiram a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa. Contudo, este é um triunfo pírrico. Apesar de ser um feito indiscutivelmente importante, tem o condão perverso de relembrar até onde desceu ...
No futebol da Europa mais Ocidental, muito provavelmente só num dos países da Península Ibérica é que um dérbi disputado com um futebol desinteressante pode ser ainda notícia uma semana após o jogo. E, como não podia deixar de ser, não se fala de futebol: fala-se de intrigas, egos, violência e mau gosto.