loading

Taça da Liga: Leixões vence Vitória de Guimarães por 2-1

O Leixões recebeu e venceu hoje o Vitória de Guimarães por 2-1, em encontro da primeira mão da segunda fase da Taça da Liga de futebol, depois de ter chegado ao intervalo a perder.

Taça da Liga: Leixões vence Vitória de Guimarães por 2-1

Moreira, aos 51 minutos, e Kizito, aos 70, selaram a reviravolta da formação da II Liga, depois de, aos 21, Malonga ter adiantado o conjunto do campeonato principal.

Os vimaranenses partiram como favoritos para este jogo, mas foi o Leixões que nos primeiros 10 minutos impôs o ritmo, comandou as operações e criou perigo, através de remates de Cadinha (05 minutos) e Ruben Saldanha (06).

Sem vários titulares, como Douglas, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues e Maazou, os forasteiros responderam com um remate de Moreno sobre a barra da baliza leixonense (07), mas denotaram claramente algumas dificuldades face à pressão inicial do conjunto matosinhense.

O treinador leixonense, Pedro Correia, havia dito que a equipa tinha de dar o seu máximo e foi isso que a equipa fez, procurando desse modo limpar a má imagem deixada pelas duas derrotas consecutivas sofridas na II Liga (3-0 fora com o Penafiel e 2-0 em casa com o FC Porto B).

O Guimarães aparentou surpresa com a coragem e a determinação reveladas pelo Leixões e viu Moreira desperdiçar mais uma boa ocasião de golo, após um bom trabalho de Rui Coentrão no corredor esquerdo (14 minutos).

O golo parecia estar mais perto do Leixões, mas foi o Guimarães que marcou, na primeira vez que foi área contrária, através de um remate forte de Malonga, que aproveitou uma descoordenação momentânea da defesa adversária.

O Leixões, porém, não se entregou, manteve a mesma atitude ambiciosa e lançou-se, uma vez mais, ao assalto da baliza vimaranense, apostando em saídas rápidas para o ataque e num futebol simples e vivo.

O primeiro grande grupo de adeptos vimaranenses não viu o golo da sua equipa porque entrou no estádio por volta dos 30 minutos e um segundo grupo chegou apenas ao intervalo.

Na segunda parte, o Leixões manteve o seu futebol pressionante, partiu em busca do empate e dessa vez foi bem-sucedido, embora com a colaboração do guarda-redes Assis: Moreira fugiu pela direita e, já quase sobre a linha de fundo, cruzou - ou rematou - forte e Assis fez-se mal à bola, que entrou (51 minutos).

O Guimarães puxou dos galões, abdicou de uma defesa (Luís Rocha) em favor de um médio (Leonel Olímpio) e lançou-se ao assalto da baliza de Chastre, que, aos 60 minutos, esteve em foco com uma intervenção vistosa para canto.

Chastre, de 20 anos, terminou o jogo em claras dificuldades físicas, mas não falhou e viu a sua equipa fazer o 2-1 numa grande jogada ofensiva, que começou em Talles, passou por Ruben Saldanha e Moreira e terminou com o recém-etrado Kizito a fazer o golo e o resultado final (70 minutos).

O Leixões consumou, assim, a reviravolta no marcador ante um Guimarães que até ao fim esteve mais perto de sofrer o terceiro golo do que do empate.

Programa da jornada

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013
Farense - Marítimo, 0 - 2
Santa Clara - Belenenses, 0 - 0
Moreirense - Gil Vicente, 0 - 0
Beira-Mar - Arouca, 0 - 1

Quarta-feira, 9 de Outubro de 2013
Sp. Covilhã - Olhanense, 1 - 0

Sábado, 12 de Outubro de 2013
Penafiel - Académica, 2 - 1
Portimonense - V. Setúbal, 2 - 2

Domingo, 13 de Outubro de 2013
Leixões - V. Guimarães, 2 - 1
Arouca - Beira-Mar, 4 - 5 g.p

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2013
Olhanense - Sp. Covilhã, 2 - 2
Gil Vicente - Moreirense, 4 - 3
Belenenses - Santa Clara, 1 - 0
Marítimo - Farense, 0 - 0
V. Setúbal - Portimonense, 1 - 0

Sábado, 16 de Novembro de 2013
Académica - Penafiel, 0 - 0

Domingo, 17 de Novembro de 2013
V. Guimarães - Leixões, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?