loading

LE/Grupo H: Estoril empata em Sevilha e falha 16 avos

O Estoril-Praia empatou hoje 1-1 em casa dos espanhóis do Sevilha e já não tem hipóteses de apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, em jogo da quinta jornada do grupo H.

LE/Grupo H: Estoril empata em Sevilha e falha 16 avos

A equipa portuguesa foi superior em posse e circulação de bola, em lances de envolvimento ofensivo, em controlo do ritmo do jogo e em organização coletiva, mas só traduziu essa supremacia perante o oitavo classificado do campeonato espanhol num único golo, marcado em cima do minuto 90.

Não se infira que o Estoril falhou no capítulo da finalização – de resto, as raras oportunidades de golo que criou contrariam tal ideia –, mas falhou por gritante falta de objetividade nos últimos 20 metros do campo.

A equipa portuguesa teve o atrevimento de jogar os 90 minutos com o bloco subido, instalado no meio-campo do Sevilha, sem medo de desguarnecer as costas da defesa, só possível numa equipa que tem a confiança de que vai controlar a posse e circulação de bola.

Não foi por acaso que a equipa espanhola, que marcou bem cedo, logo aos sete minutos, pelo luso-francês Kevin Gameiro, a passe do ex-benfiquista José António Reyes, nunca foi capaz de explorar o adiantamento das linhas do Estoril, porque o controlo que a equipa de Marco Silva fez da bola raramente o permitiu.

É verdade que o golo prematuro do Sevilha também contribuiu para a postura mais expectante que assumiu em campo, como que a convidar o Estoril a pegar no jogo, mas a equipa portuguesa deu uma lição de futebol apoiado e dinâmico, ao qual faltaram os últimos 20 metros.

O Estoril conseguia chegar às imediações da área espanhola com a bola controlada, mas depois falhava sistematicamente so penúltimo e último passes, a qualidade dos cruzamentos deixava a desejar e pecava por falta de espontaneidade no remate em zonas de finalização. Essa é, também, a diferença que separa as equipas medianas das boas e grandes equipas.

Na segunda parte, o cariz da partida não se alterou, com o Estoril a assumir as despesas do jogo, mas a pecar pelos mesmos defeitos dos 45 minutos iniciais, perante um adversário que se limitava a gerir o golo de vantagem que lhe garantia o apuramento, procurando explorar o adiantamento da equipa portuguesa em rápidas transições ofensivas que raramente concretizou.

O Estoril acabou por fazer o empate ao minuto 90, pelo defesa central Ruben, a passe de Balboa, cuja entrada em campo aos 76 minutos para o lugar de Evandro, deu outra acutilância e objetividade ao ataque estorilista, um golo que justificou plenamente, apesar das pechas atacantes que revelou, mas que foi insuficiente para o manter em prova.

Programa da jornada

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013
Shakter Karaganda - PAOK, 0 - 2
Anzhi - Sheriff Tiraspol, 1 - 1
Rubin - Maribor, 1 - 1
Kuban - Sankt Gallen, 4 - 0
Trabzonspor - Apollon Limassol, 4 - 2
Genk - Dynamo Kyiv, 3 - 1
Tromso - Tottenham, 0 - 2
Legia Warszawa - Lazio, 0 - 2
Liberec - SC Freiburg, 1 - 2
Sevilla - Estoril, 1 - 1
Rapid Wien - Thun, 2 - 1
Lyon - Bétis, 1 - 0
Rijeka - V. Guimarães, 0 - 0
AZ - Maccabi Haifa, 2 - 0
Dnipro - Pandurii, 4 - 1
Apoel - Maccabi Tel Aviv, 0 - 0
Swansea City - Valência, 0 - 1
Bordeaux - Frankfurt, 0 - 1
Ludogorets - PSV, 2 - 0
Esbjerg - Standard, 2 - 1
Chornomorets - Dinamo Zagreb, 2 - 1
Elfsborg - RB Salzburg, 0 - 1
Wigan - Zulte-Waregem, 1 - 2
Paços Ferreira - Fiorentina, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?