loading

Mundial 2014: Sorteio poupa Brasil e Argentina, França tira a sorte grande

Brasil e Argentina foram claramente "poupados" no sorteio da fase de grupos do Mundial de futebol, hoje realizado na Costa do Sauípe, enquanto que Portugal fica por um grupo de dificuldade média, junto com a poderosa Alemanha.

Mundial 2014: Sorteio poupa Brasil e Argentina, França tira a sorte grande

Mas a "sorte grande" terá mesmo saído à França, que emparceirou com Suíça, Equador e Honduras, no grupo E, deixando antever um fácil apuramento dos "bleus".

Depois de uma qualificação mesmo à última da hora, no "playoff", em que anulou na eliminatória uma desvantagem de 0-2 com uma vitória por 3-0 sobre a Ucrânia, os gauleses voltam a ter tudo a seu favor.

Sem se poder falar, decididamente, de um "grupo da morte", o maior equilíbrio deverá estar nos grupos D, com três campeões do Mundo, Itália, Inglaterra e Uruguai, e ainda a Costa Rica, e o grupo de Portugal, o G, que inclui como outros candidatos o Gana e os Estados Unidos.

Portugal abre com a Alemanha, segunda do "ranking" mundial e atual vice-campeã europeia, após o que fica obrigado a bater o difícil Gana, uma das melhores seleções africanas, e os Estados Unidos, principais responsáveis pelo afastamento dos lusos no Mundial de 2002.

O Mundial abre com um Brasil-Croácia, para o grupo A. Completam o grupo México e Camarões, o que permite pensar num apuramento teoricamente fácil para a "canarinha".

Situação idêntica vive a Argentina, de Messi, no grupo F. O europeu que lhe calhou é a fácil Bósnia-Herzegovina e não se esperam grandes cometimentos para o Irão, treinado por Carlos Queiroz, e para a Nigéria, campeã africana em título.

E se Queiroz dificilmete passará da primeira fase, o mesmo não se pode dizer de Fernando Santos, treinador da Grécia, que está "na luta" por um dos dois primeiros lugares do grupo C. A Colômbia, com vários talentos bem conhecidos dos portugueses, tem alguma vantagem aparente, com Costa do Marfim e Japão uns "furos" mais abaixo.

A Espanha, campeã do Mundo, domina o grupo B e sentiu-se confortada quando o sorteio colocou no seu caminho Chile e Austrália. Quando a vice-campeã mundial Holanda saiu, no pote 4, já não havia motivos para grandes "dramas": ambas têm o apuramento encaminhado.

O grupo H tem quatro equipas de historial pobre em Mundiais, o que não obsta a que seja bastante interessante - a Bélgica é uma seleção em franca subida no "ranking" (já é 11.ª) e a Rússia ficou à frente de Portugal, na fase de apuramento, enquanto que da Argélia se pode esperar o melhor do futebol magrebino. Completa o lote a Coreia do Sul.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?