loading

Cabo Verde: Mindelense e Académica do Fogo são os finalistas do campeonato

O Mindelense de São Vicente e a Académica do Fogo são os dois finalistas do campeonato cabo-verdiano de futebol, após eliminarem nas meias-finais a Académica do Porto Novo e o Sporting da Praia, respetivamente.

Cabo Verde: Mindelense e Académica do Fogo são os finalistas do campeonato

Depois de dois empates 0-0 nos jogos da primeira mão, os embates do segundo jogo eram aguardados com grande expetativa, pois a duas Académicas precisavam apenas de um empate com golos para seguir em frente, enquanto Mindelense e Sporting da Praia estavam obrigados a ganhar para chegar ao jogo decisivo.

Na cidade da Praia, o Sporting, um dos candidatos ao título, foi surpreendido pela Académica do Fogo, que impôs um empate a duas bolas, chegando pela primeira vez à final do campeonato cabo-verdiano de futebol.

A Académica do Fogo começou melhor e inaugurou o marcador aos 16 minutos de jogo, por intermédio de Sy, mas Ró empatou sete minutos depois e Ká fez a reviravolta no marcador aos 29 minutos.

A Académica do Fogo viria, porém, a empatar novamente a partida a sente minutos do fim, por intermédio de Cláudio, e fez a festa da passagem à final em pleno Estádio da Várzea.

Na ilha de São Vicente, o Mindelense, campeão em título, impôs a sua supremacia e anulou o empate a zero conseguido na primeira mão com uma vitória de 3-0 sobre a Académica do Porto Novo na segunda mão.

Katchupa (2) e Nhambú marcaram os golos dos Mindelense, que assim terá a possibilidade de defender o título conquistado na época passada, quando venceu Académica do Porto Novo.

A primeira mão da final do campeonato cabo-verdiano de futebol entre Mindelense e Académica do Fogo disputa-se no próximo fim-de-semana, em São Vicente, enquanto a finalíssima será na semana seguinte, em São Filipe, ilha do Fogo.

Enquanto o Mindelense procura o seu 16º título nacional, a Académica do Fogo busca o seu primeiro campeonato cabo-verdiano de futebol na sua história.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, Mindelense e Sporting da Praia têm nove títulos, seguidos pelos Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e do Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

No cômputo geral, o Mindelense conta com 15 títulos, e o Sporting da Praia 11.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?