loading

Mundial-2014: Falta de “10” não é exclusiva de Portugal - Rui Costa

A ausência de jogadores com as características de número 10 não é um problema apenas da seleção portuguesa, mas do futebol mundial, considera Rui Costa, um dos últimos donos dessa camisola na equipa das “quinas”.

Mundial-2014: Falta de “10” não é exclusiva de Portugal - Rui Costa

Depois de Rui Costa e do luso-brasileiro Deco, Portugal deixou de ter um médio com a função de “10”, mas o “maestro” acredita que é fruto dos novos sistemas de jogo a nível internacional.

“Não é Portugal que não tem um 10, é o futebol mundial que não tem um 10. Falamos muito disso em Portugal. Felizmente, a nossa história tem muitos 10 e termina talvez no Deco, mas no passado houve sempre um jogador com característica de 10”, afirmou, em entrevista à agência Lusa.

Rui Costa diz que essa ausência “tem a ver com os novos sistemas, com as novas formas das equipas e das seleções entrarem em campo, que abdicam quase deste tipo de jogador, que passou a ser mais um nove e meio ou um segundo avançado, ou quando tem técnica a mais para ler o jogo é encostado numa das linhas porque na zona central há mais combate, há menos pensar o jogo e mais intensidade”.

“Portanto, não é a Portugal que falta um 10, é no mundo do futebol que esta posição está, infelizmente, a morrer. Depois, quando aparece um génio nesta posição, considera-se que seja dos melhores jogadores do Mundo. Portanto, há aqui qualquer coisa que não está bem”, afiançou.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?