loading

Mundial-2014 (Gr. C): Colômbia com favoritismo, em grupo equilibrado

A Colômbia, com a incógnita de Falcao, é favorita no Grupo C do Mundial2014 de futebol, um dos mais equilibrados da prova, no qual estão também a Grécia, de Fernando Santos, o Japão e a Costa do Marfim.

Mundial-2014 (Gr. C): Colômbia com favoritismo, em grupo equilibrado

O avançado do AS Mónaco lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo no final de janeiro, mas acabou por entrar nos pré-convocados, restando saber se apresentará em condições no Brasil.

Com uma das mais fortes seleções sul-americanas, a Colômbia foi a segunda classificada no apuramento da Conmebol, apenas a dois pontos da Argentina, regressando 16 anos depois a um Mundial.

Nas quatro participações anteriores, os “cafeteros” apenas passaram uma vez a fase de grupos, em 1990, na Itália, com uma equipa em que pontificavam René Higuita e Carlos Valderrama, acabando por ser eliminados nos oitavos de final, pelos Camarões, com um golo de Roger Milla, após um erro incrível do extravagante guarda-redes.

Na primeira jornada, a 14 de junho, a Colômbia encontra a Grécia, treinada pelo português Fernando Santos e que procura pela primeira vez chegar à segunda fase de um Mundial, depois de em 1994 terem sofrido três derrotas e em 2010 alcançado o primeiro triunfo.

Com os ex-benfiquistas Karagounis e Katsouranis a representarem os campeões europeus de 2004, a equipa comandada por Santos mantém a solidez defensiva trazida do tempo de Otto Rehaggel, apostando agora em jogadores como Samaras ou Mitroglou para fazerem a diferença no ataque.

Na qualificação, a Grécia terminou em segundo no Grupo G, em igualdade pontual com a Bósnia-Herzegovina, mas desvantagem no confronto direto com a equipa dos Balcãs, que marcou aos helénicos três dos quatro golos que sofreram em 10 jogos da primeira fase – só marcaram 12.

No “play-off”, o adversário era a Roménia, com um triunfo por 3-1 em casa a garantir praticamente o apuramento, confirmado com um empate a um em Bucareste.

Para a Costa do Marfim, o Mundial2014 será o ocaso de uma geração de grandes talentos, cujo nome maior é o Didier Drogba, que chega ao Brasil com 36 anos.

Os “elefantes” alcançaram, sem derrotas na qualificação, pela terceira vez uma fase final de um Mundial, mas em 2006 e 2010 não passaram da fase de grupos.

Por seu lado, o Japão mantém o pleno das qualificações desde 1998, tendo alcançado por duas vezes os oitavos de final, em 2002, no Mundial que organizou em conjunto com a Coreia do Sul, e em 2010, quando caiu nos penáltis perante o Paraguai.

Campeão asiático em três dos últimos campeonatos continentais, o Japão tem mostrado inconsistência quando deixa a Ásia, embora tenha talento para surpreender, como no empate com a Holanda (2-2) ou na vitória sobre a Bélgica (3-2), em particulares.

Programa do Grupo C:

1.ª jornada:
Colômbia – Grécia, 14 jun, 13:00 (17:00), Belo Horizonte .
Costa do Marfim – Japão, 14 jun, 22:00 (02:00), Recife.

2.ª jornada:
Colômbia - Costa do Marfim, 19 jun, 13:00 (17:00), Brasília.
Japão – Grécia, 19 jun, 19:00 (23:00), Natal.

3.ª jornada:
Japão – Colômbia, 24 jun, 16:00 (21:00), Cuiabá.
Grécia - Costa do Marfim, 24jun, 17:00 (21:00), Fortaleza.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?