loading

Mundial-2014: João Pereira diz que só um milagre evita eliminação

O defesa João Pereira reconheceu hoje que só um "milagre" evitará a eliminação da seleção portuguesa de futebol na primeira fase do Mundial2014, mas garantiu que os jogadores estão determinados em agarrar "a réstia de esperança" que subsiste.

Depois da goleada sofrida na estreia no Grupo G da fase final frente à Alemanha, por 4-0, e do empate 2-2 concedido no domingo perante os Estados Unidos, o defesa lateral direito admitiu que Portugal está no "fio da navalha", mesmo que vença o Gana na quinta-feira, na última jornada.

"Enquanto for matematicamente possível [o apuramento] temos de acreditar. Sabemos que tem de haver uma conjugação de resultados que não é fácil, é quase um milagre que tem de acontecer, mas temos de nos agarrar a essa réstia de esperança", observou João Pereira, em conferência de imprensa.

Apesar de saber que "é necessário esperar para ver o que acontece no outro jogo" do grupo, pois, além de bater a representação africana, Portugal terá também de esperar por um resultado favorável no Estados Unidos-Alemanha, o defesa deixou a advertência: "Para já, ainda não nos fomos embora deste Campeonato do Mundo".

"Enquanto for possível o milagre, em vez de arranjarmos desculpas, vamos tentar arranjar soluções", notou João Pereira, que não hesitou em atribuir nota negativa ao desempenho da equipa: "Neste momento esperávamos ter, no mínimo, três pontos e só temos um, obtido com muita dificuldade, no último minuto. A nota tem de ser negativa".

Para o jogador do Valência, de 30 anos, a seleção portuguesa tinha a "responsabilidade e o dever de ganhar aos Estados Unidos", mas recusou que os resultados negativos no Mundial2014 se devam à falta de qualidade da equipa, lembrando que estão no Brasil os mesmos jogadores que atingiram as meias-finais do Euro2012.

"Há dois anos toda a gente dizia que tínhamos muita qualidade. A qualidade não fugiu, não se foi embora. Podemos não estar entre as duas ou três melhores seleções do Mundo, mas temos muita qualidade", sustentou João Pereira, rejeitando a necessidade de uma renovação, pois "há muitos jogadores com valor para continuar a representar a seleção".

O habitual titular do lado direito da defesa nacional notou que "ninguém está mais triste do que os jogadores", que são "os culpados das boas e más decisões" e que na quinta-feira, após a partida com o Gana, estarão presentes para "dar a cara", seja pelo apuramento para os oitavos de final, seja para "assumir a desilusão" da eliminação.

Se o elevado número de lesões durante o estágio e a competição são "questões que devem ser colocadas aos médicos e fisioterapeutas", a relação entre a escolha de Campinas para sede da comitiva lusa durante o torneio e a condição física dos atletas não suscita qualquer perplexidade a João Pereira.

"Ontem, depois de sofrermos o 2-1, quando toda a gente já nos dava por acabados, fomos atrás, o golo do Varela deu-nos um mínimo de esperança. Se estamos mal fisicamente e depois dos 90 minutos fomos atrás do resultado para não morrermos aqui e não irmos para casa na segunda jornada do Mundial...", assinalou.

Programa da jornada

Segunda-feira, 23 de Junho de 2014
Países Baixos - Chile, 2 - 0
Austrália - Espanha, 0 - 3
Camarões - Brasil, 1 - 4
Croácia - México, 1 - 3

Terça-feira, 24 de Junho de 2014
Itália - Uruguai, 0 - 1
Costa Rica - Inglaterra, 0 - 0
Grécia - Costa do Marfim, 2 - 1
Japão - Colômbia, 1 - 4

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014
Bósnia - Irão, 3 - 1
Nigéria - Argentina, 2 - 3
Honduras - Suíça, 0 - 3
Equador - França, 0 - 0

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Estados Unidos - Alemanha, 0 - 1
Portugal - Gana, 2 - 1
Argélia - Rússia, 1 - 1
Rep. Coreia - Bélgica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?