loading

I Liga 14/15: FC Porto, com muitos reforços, parte à reconquista do cetro

Uma dúzia de reforços, seis deles espanhóis, como o novo treinador, Julen Lopetegui, marcam o arranque oficial do FC Porto, com os objetivos futebolísticos de sempre: reconquista da I Liga e o melhor possível na Liga dos Campeões.

I Liga 14/15: FC Porto, com muitos reforços,  parte à reconquista do cetro

Quase sem títulos conquistados na época passada – apenas a Supertaça Cândido de Oliveira -, a SAD portista entendeu “revolucionar” o plantel e o seu paradigma de investimento, cujo hábito era comprar barato para vender caro.

Nesse sentido, Julen Lopetegui, técnico campeão europeu sub-19 e sub-21 pela Espanha, tem trabalhado muito de perto com a administração portista, completando um “triângulo” com o presidente Pinto da Costa e o administrador Antero Henrique.

É, portanto, um pouco mais do que percetível o facto de, além de seis dos reforços serem seus compatriotas, ter também “dedo” de Lopetegui o ato de convencer ao ingresso nos "dragões" alguns jogadores em ascensão no país vizinho, onde a renovação da sua seleção está também em curso.

Cristian Tello, de 22 anos (emprestado pelo FC Barcelona), Óliver Torres (19, ex-Villarreal), José Angél (24, ex-Real Sociedad) e o mais experiente Adrián López (26, ex-Atlético de Madrid), a que se juntam o guarda-redes Andrés Fernández (ex-Osasuna) e o central Iván Marcano (ex-Olympiakos) completam a “armada” espanhola.

Os restantes reforços contratados, já sob supervisão da nova equipa técnica, são o argelino Brahimi (ex-Granada), o ganês Daniel Opare (ex-Standard de Liége), o holandês Martins Indi (ex-Feyenoord), o brasileiro Casemiro (ex-Real Madrid), o guineense Sami (ex-Marítimo), o brasileiro Evandro (ex-Estoril) e o guarda-redes Ricardo Nunes (ex-Académica).

Os 11 milhões de euros por 60 por cento do passe de Adrián López tornam-no no mais caro reforço da época, para a qual o FC Porto já terá investido cerca de 30 milhões, segundo os números tornados públicos.

Porém, a permanência de Jackson Martinez é também fator relevante, neste capítulo, tendo o colombiano renovado o seu vínculo até 2017, mas baixado a cláusula de rescisão para 35 milhões, a partir do final da época que vai agora começar.

Quanto a saídas já acertadas, contam-se as seguintes: o francês Mangala (Manchester City/30 milhões), o argentino Iturbe (Hellas Verona/15 milhões), Fernando (Manchester City/15 milhões), Castro (Kasimpasa/dois milhões), Fucile (Montevideo/fim de contrato), Licá e Abdolulaye (Rayo Vallecano/empréstimo) e Josué (Bursasport, emprestado).

Por resolver estão ainda as situações de Varela, que pediu para sair, Kléber, Rolando e Ghilas.

Se a reconquista do campeonato é o objetivo principal da época, a entrada na Liga dos Campeões (fase de grupos) é a primeira meta série de Lopetegui e do renovado FC Porto, cuja primeira mão do “play-off” de acesso, frente ao Lille (França), acontece entre a primeira e a segunda jornada da I Liga.

Plantel provisório para 2014/15:

Guarda-redes: Fabiano, Andrés Fernández (ex-Osasuna/Esp), Helton e Ricardo Nunes (ex-Académica).

Defesas: Danilo, Opare (ex-Standard de Liége/Bel), Alex Sandro, José Ángel (ex-Real Sociedad/Esp), Maicon, Diego Reyes, Iván Marcano (ex-Olympiakos/Gre) e Martins Indi (ex-Feyenoord/Hol).

Médios: Casemiro (ex-Real Madrid/Esp), Defour, Herrera, Evandro (ex-Estoril), Carlos Eduardo, Brahimi (ex-Granada/Esp) e Óliver Torres (ex-Villarreal/Esp).

Avançados: Jackson Martinez, Quintero, Kelvin, Sami (ex-Marítimo), Ricardo, Quaresma, Cristian Tello (ex-FC Barcelona) e Adrián López (ex-Atlético de Madrid).

Treinador: Julen Lopetegui (ex-seleção sub-21 de Espanha).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
10-06-2024 · 14:38

FC Porto: Em VB nos entendemos

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?