loading

QF Euro2016: Portugal procura sexta presença seguida

A seleção portuguesa de futebol inicia no domingo a qualificação para o Euro2016, frente à Albânia, procurando a sexta presença consecutiva em fases finais do campeonato continental.

QF Euro2016: Portugal procura sexta presença seguida

Depois de se ter estreado em Europeus apenas à sétima edição, em 1984, e de ter estado mais 12 anos sem participar na prova, Portugal não falha a fase final desde 1996.

Tal como em 1966, no Mundial de Inglaterra, Portugal chegou às meias-finais na estreia em Europeus, em 1984, caindo igualmente perante o anfitrião, desta feita a França de Platini.

Doze anos depois começava a série de qualificações consecutivas, com a seleção de António Oliveira a ser travada nos quartos de final pelo chapéu do checo Karel Poborski.

Em 2000, nova fase final, nova presença nas meias-finais e nova eliminação às mãos da França, liderada por Zidane, que viria a sagrar-se campeã, dois anos após ter atingido o título mundial, em casa, na última prova internacional falhada por Portugal.

Como anfitrião, Portugal teve entrada direta no Euro2004 e conseguiu a sua melhor prestação de sempre, com o brasileiro Luiz Felipe Scolari a levar a “equipa das quinas” à final, na qual perdeu, tal como no jogo de abertura, com a Grécia.

Para o Euro2008, qualificação pragmática, sem vencer nenhum dos três principais classificados e Scolari a responder às críticas com o famoso “e o burro sou eu?”.

Na fase final, realizada na Áustria e na Suíça, Portugal caiu nos quartos de final, perante a Alemanha, no encontro que marcou a despedida do “sargentão”, contratado pelo Chelsea.

Já com Paulo Bento no comando, Portugal precisou de recorrer ao “play-off” para chegar à fase final do Euro2012, que se disputou na Ucrânia e na Polónia.

Com um Cristiano Ronaldo finalmente a “aparecer” numa grande competição, Portugal voltou a chegar às meias-finais, perdendo no desempate por grandes penalidades com a campeã Espanha, que chegou ostentando o título mundial de 2010.

Caso se qualifique para o Europeu de França, Portugal vai atingir a nona fase final consecutiva de uma grande competição, algo que não falha desde 2000, sendo que a presença na fase final de um campeonato continental tem sido sinónimo de apuramento para a segunda fase.

Nas cinco vezes que se qualificou – em 2004 não disputou a qualificação –, Portugal nunca perdeu na estreia do apuramento, somando três triunfos e dois empates.

Participações de Portugal em Europeus:

Europeu 1960 Não se qualificou
Europeu 1964 Não se qualificou
Europeu 1968 Não se qualificou
Europeu 1972 Não se qualificou
Europeu 1976 Não se qualificou
Europeu 1980 Não se qualificou
Europeu 1984 Meias-finais
Europeu 1988 Não se qualificou
Europeu 1992 Não se qualificou
Europeu 1996 Quartos de final
Europeu 2000 Meias-finais
Europeu 2004 Final
Europeu 2008 Quartos de final
Europeu 2012 Meias-finais

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?