loading

Benfica na rota do 'tri' no campeonato nacional de voleibol

O bicampeão português Benfica perfila-se como o principal candidato à revalidação do título de voleibol, cujo campeonato começa no sábado, com Fonte Bastardo a ser o principal rival.

Benfica na rota do 'tri' no campeonato nacional de voleibol

Vencedor da Supertaça, com um triunfo categórico sobre o Castêlo da Maia, detentor da Taça de Portugal, por 3-0, o Benfica inicia a defesa do título em casa frente ao histórico Leixões, despromovido em 2012/13 e que regressou esta época à I Divisão com o título do segundo escalão.

Os regressos do internacional André Lopes (ex-AS Cannes, Fra) e de Raphael Margarido “Vinhedo” (ex-Sada, Bra) são duas das novidades da equipa “encarnada”, que se reforçou ainda com o “libero” Ivo Casas (ex-Castêlo da Maia), jovem internacional português.

O brasileiro Cristiano Ferreira, ex-Montes Claros, é a contratação mais sonante do Castêlo da Maia para a presente temporada, tendo sido o melhor pontuador da Supertaça, com a conquista de 19 pontos.

Uma das equipas que poderá fazer frente ao Benfica será o Fonte Bastardo, com a qual disputou o “play-off” do título de 2013/14, que se reforçou com Ivan Kolev (ex-AZS, Pol), Tiago Violas (ex-Vitória de Guimarães), João Simões (ex-Esmoriz) e Manuel Parres (ex-Euphony Asse-Lennik, Bel).

Os açorianos, campeões em 2010/11, inicia o campeonato com uma deslocação ao pavilhão do Castêlo da Maia, naquele que é tido como o jogo grande da ronda, entre potenciais candidatos a um lugar na série dos primeiros.

Benfica e Fonte Bastardo cruzaram-se já esta pré-temporada na final do Torneio das Vindimas, em Lamego, que terminou com o triunfo dos “encarnados”, por 3-1.

Além dos candidatos Benfica e Fonte Bastardo, que estão uns furos acima da concorrência, também o histórico Sporting de Espinho pode intrometer-se na luta pelo campeonato.

Os “tigres” somam 18 campeonatos conquistados, contra 13 do Técnico e nove do FC Porto, e apesar de atravessarem um período complicado do ponto de vista da sua sustentabilidade financeira, já deram mostras, este ano, de poderem bater o pé aos candidatos.

Com um plantel constituído exclusivamente por jogadores portugueses e reforçado internamente, em que sobressai ainda Miguel Maia, um caso raro de longevidade, o Sporting de Espinho já venceu este ano o Benfica na final do Torneio do Centenário, por 3-1.

O Vitória de Guimarães, que conquistou o título nacional em 2007/08, construiu o seu plantel com a “prata da casa” e, tal como o Sporting de Espinho, também poderá intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros do campeonato.

A formação vimaranense inicia o campeonato em casa do modesto Caldas, clube que integra um lote de equipas que irão lutar pelos lugares intermédios da tabela classificativa e pela fuga à despromoção.

Nesta área da “sobrevivência” encontram-se ainda Clube Kairós, CA Madalena, Académica de Espinho, Esmoriz, Leixões e Ginásio Vilacondense, que irão protagonizar um campeonato à parte de Benfica, Fonte Bastardo, Sporting de Espinho, Castêlo da Maia e Vitória de Guimarães.

Programa da primeira jornada:

Sábado, 18 de outubro:

Benfica – Leixões, 15:30.
Castelo da Maia – Fonte Bastardo, 17:00.
Sporting de Espinho – Clube Kairós, 16:00.
Madalena – Ginásio Vilacondense, 16:00.
Académica de Espinho – Esmoriz, 18:00.
Caldas – Vitória de Guimarães, 16:00.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?