loading

Fundação do Real Madrid prepara monitores para futura escola em Cabo Verde

Técnicos da Fundação Real Madrid estão a ministrar um curso intensivo a monitores em Cabo Verde com vista a criar, em parceria com a Fundação da Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), uma escola sócio-educativa no arquipélago.

Fundação do Real Madrid prepara monitores para futura escola em Cabo Verde

Em comunicado, a Fundação EPIF informou que o curso serve para capacitar os monitores para uma intervenção mais qualificada no desporto e no trabalho com crianças, representando os primeiros passos para a criação conjunta de uma escola de futebol na cidade da Praia.

Em declarações à Inforpress, o fundador e diretor técnico da Fundação EPIF, José Maria Lobo "Djedje", explicou que o curso, ministrado pelo professor Miguel Angel Montoya, é destinado aos monitores da EPIF e também aos de outras escolas da Praia que trabalham com crianças.

"Para educar uma criança é preciso conhecer algumas metodologias do treinamento, para que a criança aprenda minimamente, se sinta contente e continue a ir aos treinos", indicou o professor Djedje, criticando, porém, a atuação de muitos monitores em Cabo Verde "sem saber e sem qualidade comportamental".

"Sem esse valor, o monitor não vai transmitir exemplos à criança e ela não voltará novamente para aos treinos", sustentou.

Por sua vez, o presidente da Fundação EPIF, Olavo Correia, propôs a criação de um prémio anual para os melhores exemplos de trabalho na formação, na área do futebol.

"Esse prémio não tem que ser monetário. Será um prémio de prestígio, de mérito, que acaba por diferenciar o trigo do joio. Com isso, a equipa ou a escola vencedora terá condições para aceder a financiamento do Governo, das empresas e do poder local", mostrou o responsável.

No início do ano, uma missão de observação da equipa espanhola do Real Madrid, encabeçada pelo diretor para África e Médio Oriente, Iñigo Arenillas, esteve em Cabo Verde a averiguar a possibilidade de criar uma escola sócio desportiva vocacionada para os escalões infantis.

A concretizar-se, o Real Madrid será o segundo clube europeu a criar uma escola de futebol infantil em Cabo Verde, após o Benfica ter montado uma no Mindelo, na ilha de São Vicente.

Fundada em 1991, enquanto associação, e transformada em fundação em 2011, a EPIF forma jovens futebolistas, para contribuir para a educação cívica, física e desportiva.

A Fundação EPIF trabalha com mais de 400 alunos nos mais diversos escalões etários, masculino e feminino, dos quais a grande maioria é carenciada e oriunda da periferia da capital cabo-verdiana.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?