loading

Lopetegui lamenta que figuras do FC Porto não tenham sido distinguidas

Julen Lopetegui, técnico do FC Porto, lamentou hoje que Pedroto, antigo técnico dos ‘dragões’, e Pinto da Costa, presidente do clube, não tenham sido distinguidos na gala do centenário da Federação Portuguesa de Futebol, na quarta-feira.

Lopetegui lamenta que figuras do FC Porto não tenham sido distinguidas

"O Pedroto mudou o nível dos treinadores em Portugal", começou por dizer o treinador espanhol, quando confrontado com o tema, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Penafiel, da 17.ª jornada.

As críticas estenderam-se depois ao facto de o dirigente máximo dos ‘azuis e brancos’ não ter sido distinguido. "Não há no mundo nenhuma personalidade que tenha conquistado tantos títulos", defendeu, referindo-se a Pinto da Costa.

Lopetegui aproveitou ainda para dar os parabéns ao futebol português. "Tem razões para estar muito orgulhoso por ter grandes talentos como Eusébio, [Cristiano] Ronaldo e [José] Mourinho, mas também deveriam ter sido valorizados outros nomes", sublinhou.

Em comunicado, o FC Porto denunciou hoje aquilo que considera ser o “branqueamento da história” por parte da FPF na gala em que assinalou o centenário, lamentando a “incompreensível e inaceitável ausência de qualquer referência a José Maria Pedroto”, treinador campeão nacional com os 'dragões' em 1977/78 e 1978/79.

“Se há treinador na história do futebol português que não pode ser esquecido é José Maria Pedroto, pela revolução que provocou, pelas barreiras que ajudou a derrubar, mas também por ter sido o primeiro treinador a conquistar um título internacional para a federação”, observa, em alusão à vitória no campeonato europeu de juniores em 1961.

O FC Porto criticou também o “lamentável esquecimento” de “ter passado ao lado do facto de o dirigente mais titulado da história do futebol mundial ser presidente do clube português que mais troféus conquistou”, em referência a Pinto da Costa.

Na Gala Quinas de Ouro foram galardoados, entre outros, Cristiano Ronaldo (jogador do século), José Mourinho (treinador do século) e Pedro Proença (árbitro do século), enquanto Eusébio, Figo e Carlos Queiroz foram alguns dos distinguidos com prémios honorários.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
10-06-2024 · 14:38

FC Porto: Em VB nos entendemos

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?