loading

CAN-2015: Congo e Guiné são os primeiros qualificados para os 'oitavos'

As seleções do Congo e da Guiné Equatorial conseguiram hoje o apuramento para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2015), ao serem primeiro e segundo classificados do Grupo A, respetivamente.

CAN-2015: Congo e Guiné são os primeiros qualificados para os 'oitavos'

Apesar da vitória conseguida frente ao Burquina Faso (2-0) no jogo da primeira jornada, o Gabão, treinado pelo português Jorge Costa, somou a sua segunda derrota na competição ao perder hoje frente à anfitriã Guiné Equatorial, por 2-0.

O jogador do Estoril-Praia Javier Balboa converteu a grande penalidade duvidosa assinalada sobre si, aos 55 minutos, e Iban Salvador, aos 86, garantiu o triunfo da Guiné Equatorial, que assim terminou no segundo lugar do Grupo A, com cinco pontos, e avançou para os oitavos de final da competição pela segunda vez em duas participações na CAN.

Quanto ao Gabão, encerra a participação na CAN2015 com três pontos, em terceiro do agrupamento.

No outro jogo da ‘poule’, a equipa do Congo confirmou a liderança do grupo ao vencer o Burquina Faso, finalista da última edição, por 2-1, e conseguiu o apuramento para os oitavos de final que já lhe ‘escapava’ desde 1992.

O Congo inaugurou o marcador aos 51 minutos, por intermédio de Bifouma, ao que Bancé respondeu aos 86 minutos, empatando para o Burquina Faso. Contudo, o empate demorou apenas um minuto a ser desfeito, uma vez que, aos 87, Ondama marcou o golo que selou a vitoria congolesa, confirmando a desilusão do Burquina Faso, que encerrara o grupo na última posição, com um ponto.

Na segunda-feira, fecham-se as contas do Grupo B com os jogos Zâmbia-Cabo Verde e Tunísia-RDCongo, sendo que a Tunísia, com quatro pontos, é líder do agrupamento, seguida por RDCongo e Cabo Verde, com dois pontos, e pela Zâmbia, com um.

Nos oitavos de final, o vencedor do Grupo B vai defrontar a Guiné Equatorial, enquanto o Congo espera pelo segundo classificado do mesmo agrupamento.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?