loading

Barcelona-Real Madrid: Dois 'super trios' lutam pela liderança da Liga BBVA

O Barcelona, no melhor momento da época, e o Real Madrid, em aparente crise, defrontam-se domingo em Nou Camp, num embate da 28.ª jornada da Liga espanhola de futebol em que se joga pela liderança.

Barcelona-Real Madrid: Dois 'super trios' lutam pela liderança da Liga BBVA

O ‘Barça’ recuperou à 26.ª ronda um primeiro posto que havia ostentado até à nona e apresenta-se um ponto à frente dos ‘merengues’, que após três jornadas estavam a seis e depois de 15 lideravam por quatro.

Nessa altura, o português Cristiano Ronaldo parecia ‘imparável’, já com 25 golos, contra apenas 13 do argentino Lionel Messi, mas este respondeu com um parcial de 19-5, assumindo a liderança dos marcadores (32 contra 30).

O ‘10’ do Barcelona, que soma ainda 15 assistências para golo na prova, está em grande forma e tem-se assumido como o grande líder da equipa, formando com o brasileiro Neymar e o uruguaio Luis Suárez um trio ‘demolidor’.

A formação de Luis Enrique venceu 17 dos últimos 18 jogos, incluindo dois face ao Manchester City (2-1 fora e 1-0 em casa), e os últimos seis, após ‘estranha’ derrota caseira face ao Málaga (0-1), ‘igual’ à da 10.ª ronda, com o Celta de Vigo.

Por seu lado, os ‘merengues’ só venceram um dos últimos quatro jogos, o derradeiro (2-0 ao Levante), tendo perdido a liderança da Liga em Bilbau (0-1) e quase caído da ‘Champions’ frente ao Schalke 04 (3-4), em pleno Bernabéu.

A recuperação física de jogadores como Modric e Sergio Ramos, que perderam muitos jogos por lesão, fortalece, porém, o Real Madrid, equipa em que o treinador italiano Carlo Ancelotti não parece disposto a abdicar do chamado ‘BBC’, o trio de ataque composto por Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo.

Será um ‘duelo’ de trios, o primeiro da época, já que, na primeira volta, no triunfo por 3-1 dos ‘merengues’, Bale estava lesionado, enquanto Suárez estreou-se oficialmente pelo ‘Barça’, após a suspensão pela mordidela no Mundial.

No Bernabéu, o Barcelona até se adiantou logo aos quatro minutos, com um tento de Neymar, servido por Suárez, mas Ronaldo empatou aos 45, de penálti, Pepe selou a reviravolta, aos 50, e Benzema fechou a contagem, aos 61.

Agora, quase seis meses volvidos, o colombiano James Rodriguez, há muito lesionado, é a grande baixa no Real Madrid, enquanto o ‘Barça’ não deverá ter ainda o médio Sergio Busquets, que falhou os últimos três jogos por lesão.

Independentemente de quem forem os eleitos, as atenções centrar-se-ão, como habitualmente, em Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, as duas incontornáveis grandes figuras do futebol espanhol e mundial.

Deles, espera-se que decidam, bastando lembrar que Messi é o melhor marcador da história da Liga espanhola (275 golos) e do clássico (21) e Cristiano Ronaldo, em Espanha desde 2009/10, já é nono (208) e quarto (14), respetivamente.

Após 27 jornadas, o ‘Barça’, vencedor de 11 dos 13 jogos caseiros, lidera o campeonato com mais um ponto em relação ao Real Madrid, que conta 10 triunfos fora e já quatro desaires, nos redutos de Real Sociedad (2-4), Valência (1-2), Atlético de Madrid (0-4) e Athletic (0-1). O empate não é previsível.

Programa da jornada

Sexta-feira, 14 de Março de 2014
Getafe - Granada CF, 3 - 3

Sábado, 15 de Março de 2014
Levante - Celta de Vigo, 0 - 1
Rayo Vallecano - Almería, 3 - 1
Málaga - Real Madrid, 0 - 1
Atlético Madrid - Espanyol, 1 - 0

Domingo, 16 de Março de 2014
Elche - Bétis, 0 - 0
Barcelona - Osasuna, 7 - 0
Sevilla - Valladolid, 4 - 1
Real Sociedad - Valência, 1 - 0

Segunda-feira, 17 de Março de 2014
Villarreal - Athletic Bilbao, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?