loading

Barcelona-Real Madrid: Ronaldo começou época imparável, mas 'caiu' em 2015

O futebolista português Cristiano Ronaldo começou a temporada intratável em matéria de golos, batendo todos os recordes e ‘ameaçando’ uma quarta ‘Bota de Ouro’, mas o cenário é agora bem diferente.

Barcelona-Real Madrid: Ronaldo começou época imparável, mas 'caiu' em 2015

Depois de 22 golos nos primeiros 16 jogos da época, em todas as provas, o ‘capitão’ da seleção lusa só marcou 21 nos derradeiros 27 e, em particular na Liga espanhola, apontou 25 nas primeiras 15 rondas e apenas cinco nas últimas 12.

Face à quebra, o jogador do Real Madrid foi ultrapassado pela sua habitual ‘sombra’, o argentino Lionel Messi, que já tem mais golos na época (46 contra 43) e na Liga espanhola (32 contra 30) e mais do dobro em 2015 (20 contra nove).

No campeonato espanhol, Cristiano Ronaldo chegou a ter mais 12 golos do que o ‘10’ do ‘Barça’ (25-13, à 15.ª ronda), mas este apontou mais 14 desde então (19-5) e só ficou em ‘branco’ uma vez – derrota dos catalães - nas últimas 10 jornadas.

Por seu lado, o ‘7’ dos ‘merengues’ não faturou em seis jogos e falhou dois por castigo, após ser expulso por agressão face ao Córdoba, tendo marcado três vezes um golo, duas de penálti, e ‘bisado’ no reduto do Getafe (3-0).

A falta de golos dos últimos tempos, tendo em conta os seus números habituais, contrasta com um início de época fulgurante, nomeadamente na Liga, em que igualou o recorde – de Messi - de tentos na primeira volta, com 28.

A temporada começou da melhor maneira para o português, que, a 12 de agosto, em Cardiff, marcou os dois golos com que o Real Madrid bateu os compatriotas do Sevilha por 2-0 e venceu a Supertaça Europeia, para depois perder, para o Atlético de Madrid, sem faturar, a Supertaça espanhola.

No campeonato, o jogador português também entrou a marcar, com um tento sobre a hora face ao Córdoba, a selar um 2-0 caseiro, para, depois, falhar o desaire no reduto da Real Sociedad (2-4), bem como a estreia lusa na corrida ao Euro2016.

Após a paragem, por lesão, Cristiano Ronaldo marcou nos sete jogos seguintes, incluindo um ‘póquer’ ao Elche e um ‘hat-trick’ ao Athletic, para um total de 14 golos, falhando apenas na seleção, em França, num particular.

Foi apenas um percalço, pois cabeceou, no jogo seguinte, para uma importante vitória lusa na Dinamarca, sobre o final, iniciando uma série de mais cinco jogos a marcar, com um tento em Liverpool e outro, de penálti, na receção ao ‘Barça’.

Seguiram-se mais 11 golos, em 10 jogos, a anteceder o Mundial de clubes, prova em que não conseguiu brilhar ou marcar um único tento, apesar da superioridade do Real Madrid, que arrebatou, como era previsível, o cetro.

Cristiano Ronaldo não fechou o ano da melhor forma e também não iniciou 2015 com veia goleadora, na ressaca da conquista da terceira ‘Bola de ouro’, com ‘ameaça’ de igualar as quatro de Messi na próxima edição.

O ‘7’ do Real Madrid ainda marcou quatro golos nos primeiros cinco jogos do ano, mas foi expulso no embate seguinte, em Córdoba, e, depois disso, só apontou cinco tentos, em nove encontros, ‘salvando-se’ um ‘bis’ ao Schalke 04 (3-4), que quase não chegou para evitar o ‘adeus’ à ‘Champions’.

No total, o ‘capitão’ da seleção lusa chega a Nou Camp com 43 golos em outros tantos jogos oficiais em 2014/15, mas com o seu pior registo a abrir um ano civil desde que chegou ao Real Madrid – nove tentos, em 15 jogos, contra os 10 de 2010.

Programa da jornada

Sexta-feira, 14 de Março de 2014
Getafe - Granada CF, 3 - 3

Sábado, 15 de Março de 2014
Levante - Celta de Vigo, 0 - 1
Rayo Vallecano - Almería, 3 - 1
Málaga - Real Madrid, 0 - 1
Atlético Madrid - Espanyol, 1 - 0

Domingo, 16 de Março de 2014
Elche - Bétis, 0 - 0
Barcelona - Osasuna, 7 - 0
Sevilla - Valladolid, 4 - 1
Real Sociedad - Valência, 1 - 0

Segunda-feira, 17 de Março de 2014
Villarreal - Athletic Bilbao, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?