loading

Canoístas lusos motivados para os Jogos Europeus

Os canoístas vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva revelaram hoje o desejo de estar à altura das expectativas nos I Jogos Europeus, em junho, em Baku, mas recordaram que o seu foco está nos Mundiais de agosto.

Canoístas lusos motivados para os Jogos Europeus

“É um bocado difícil gerir ambas as competições. Temos sempre a vontade de ganhar, vencer, mas espero que se os resultados não forem os que desejamos, não haja críticas. Os atletas da canoagem temos o objetivo formalizado nos Mundiais de agosto que apuram para o Rio2016”, vincou Emanuel Silva.

O atleta, que falava no encontro promovido pelo Comité Olímpico de Portugal com os desportistas das 14 modalidades que de 12 a 28 de junho vão representar o país em Baku, entende que, no caso da seleção de canoagem, a equipa deve chegar a estes Jogos Europeus “o mais relaxada possível”.

“Vamos dar o nosso melhor. Gerir emoções e a preparação. Confinar nos técnicos. Tentamos sempre vencer, mas se não acontecer, o melhor ainda está para vir, o Mundial. E se tudo correr bem, o Rio2016”, completou.

Numa comitiva de 101 atletas, com boa parte deles ainda muito jovens, Fernando Pimenta espera, juntamente com Emanuel, poder “transmitir alguma experiencia enquanto atleta de alta competição e medalhado em Jogos Olímpicos, partilhando os conhecimentos, dar conforto e ajudar se for preciso”.

“É importante que estes atletas se sintam motivados e sigam o seu percurso”, acrescentou, considerando que o convívio promovido pelo COP “é muito importante, pela partilha”.

No judo, o selecionador João Neto espera que a equipa de 14 elementos “esteja na sua melhor forma, até porque também são os [Campeonatos] Europeus, pontuáveis também para o apuramento olímpico”.

O técnico assume que a exigência do circuito internacional “impede que haja tempo para preparar especificamente esta prova” na qual espera ter Telma Monteiro e Joana Ramos na melhor forma, recuperadas de lesões.

“Ideal era a Telma não ter sido operada e estar três/quatro meses a fazer treino condicionado. Mas é grande atleta e em qualquer condição que se apresente é candidata ao pódio e em Baku não vai fugir à regra. Não pensa no que fez, mas no que pode fazer até lá e isso é o melhor possível. No caso dela, com grande qualidade”, reforçou.

Filipe Cardoso é um dos seis ciclistas na prova de estrada na qual confia que Portugal pode colocar um elemento nos 10 primeiros.

“A seleção é tecnicamente boa. E tem gente valente, que é preciso num percurso muito técnico dentro da zona muralhada, nas ruelas da cidade antiga, com troços em ‘pavé’ [empedrado] muito estreitos, irregulares e perigosos. Nessas zonas, ou se está na frente ou então estamos fora da corrida. Esta seleção tem nível para estar na frente”, vincou.

Os Jogos de Baku realizam-se de 12 a 28 de junho e vão juntar mais de 6.000 atletas de 50 comités olímpicos Europeus, num evento que vai contar com 20 desportos, dos quais 16 são olímpicos.

Com a realocação de vagas que permitiu a Ângelo Silva reforçar a equipa de badminton, Portugal vai estar representado por 101 atletas em 14 modalidades.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?