loading

Crónica: Paços Ferreira vence Académica no arranque do campeonato

Um golo do estreante Roniel garantiu hoje uma justa vitória ao Paços de Ferreira na receção à Académica, por 1-0, no jogo que encerrou a primeira jornada da Primeira Liga.

Crónica: Paços Ferreira vence Académica no arranque do campeonato

O avançado brasileiro, de 21 anos, que o FC Porto cedeu esta época ao Paços de Ferreira, ‘fuzilou’ Pedro Trigueira, na área da Académica, aos 43 minutos, num lance aparentemente precedido de uma falta de Cícero sobre o defesa Ricardo Nascimento, que o árbitro não sancionou.

Seis dos 11 jogadores do Paços que iniciaram o encontro são ‘reforços’, a que se juntou, no banco, um novo treinador, Jorge Simão, e o regresso ao 4-3-3, por oposição às cinco novidades na equipa da Académica, disposta por José Viterbo em 4-2-3-1.

A primeira parte teve um domínio repartido, com a Académica a trabalhar mais o seu jogo e o Paços a ser mais objetivo e rápido a chegar à área contrária, com dois elementos fortes no meio-campo (Pelé e Christian) e Andrezinho mais adiantado e próximo do tridente ofensivo, no qual pontificaram Diogo Jota e Cícero.

O médio Christian, outra das novidades dos locais, foi o primeiro a ameaçar o golo, o que repetiria outras vezes ao longo do encontro, num livre direto, aos 33 minutos, apenas contrariado por um remate para fora de Obiora, em posição frontal, após mau atraso de Pelé na grande área pacense.

A vantagem pacense ao intervalo, que confirmou a tradição (foi o oitavo triunfo dos pacenses contra apenas um dos ‘estudantes’ na Capital do Móvel para a I Liga) acabou por ser inteiramente justificada no segundo tempo, dominado quase a tempo inteiro pelos locais, com Roniel, por duas vezes, a ficar perto do merecido segundo golo.

O Paços foi uma surpresa para melhor relativamente ao que apresentou nos jogos de pré-temporada, apostando na velocidade dos seus avançados, enquanto a Académica, que acabou o encontro com quatro avançados, não mostrou grande critério nos lances ofensivos.

O jogo acabou com confusão, após violento empurrão de Diogo Jota a Aderlan e posterior agressão de Ricardo Nascimento ao avançado pacense, acabando os dois expulsos, num lance em que só a pronta intervenção dos elementos dois bancos impediu consequências piores.

Programa da jornada

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2015
Tondela - Sporting, 1 - 2

Sábado, 15 de Agosto de 2015
Belenenses - Rio Ave, 3 - 3
FC Porto - V. Guimarães, 3 - 0

Domingo, 16 de Agosto de 2015
U. Madeira - Marítimo, 2 - 1
V. Setúbal - Boavista, 2 - 2
Moreirense - Arouca, 0 - 2
Sp. Braga - Nacional, 2 - 1
Benfica - Estoril, 4 - 0

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2015
Paços Ferreira - Académica, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?