loading

Liga Campeões: Sporting procura em Moscovo assegurar sétima presença

O Sporting vai tentar confirmar frente ao CSKA Moscovo a vantagem de 2-1 alcançada em Lisboa, na primeira mão do ‘play-off’ da Liga dos Campeões de futebol, para assegurar a sétima presença na fase de grupos.

Liga Campeões: Sporting procura em Moscovo assegurar sétima presença

Depois de terem ‘escorregado’ na receção ao Paços de Ferreira (1-1), no sábado, na segunda jornada da I Liga, os ‘leões’ chegam a Moscovo com uma vantagem de 2-1, o que ocorre pela primeira vez numa eliminatória da ‘Champions’, mas a sétima nas taças europeias, tendo sido bem aproveitada em quatro ocasiões.

A última vez que o Sporting venceu em casa por 2-1 na primeira mão de uma prova continental ocorreu em 2011/12, frente ao Athletic Bilbau, que afastou os ‘verde e brancos’ da final da Liga Europa, ao vencer no País Basco por 3-1.

Nessa mesma época, o Sporting já tinha aproveitado essa vantagem diante dos ucranianos do Metalist Kharkiv, que não foram além de um empate 1-1 em casa.

No caminho para a última presença ‘leonina’ numa final europeia, precisamente frente ao atual adversário, o Sporting tinha aproveitado o primeiro triunfo perante AZ Alkmaar (derrota por 3-2 no prolongamento, na segunda mão) e Feyenoord (vitória por 2-1).

Antes, nas mesmas condições, o Sporting perdeu no terreno do Hibernian (6-1), na primeira eliminatória da Taça das Taças de 1972/73, e do Espanyol (2-1 e 2-1 no jogo de desempate), na segunda ronda da Taça UEFA de 1965/66, tendo superado a Fiorentina (1-1), na mesma fase da Taça UEFA de 1967/68.

Na quarta-feira, o Sporting pode assegurar a sétima presença na ‘Champions’, à décima tentativa, uma vez que falhou a qualificação para a fase de grupos em 2009/10, no ‘play-off’ frente à Fiorentina, em 2005/06, diante da Udinese, e em 2002/03, perante o Inter Milão.

Depois de terem vencido pela primeira vez uma formação russa, em seis encontros, o Sporting chega a Moscovo, onde soma frente ao Spartak um empate (1-1, na ‘Champions’ de 2006/07) e uma derrota (3-1, na mesma competição, de 2000/01), visitando agora o CSKA, que soma seis vitórias nos primeiros seis encontros da Liga local.

Também no sábado, o rival ‘leonino’ só assegurou o triunfo na receção ao Rostov, por 2-1, aos 88 minutos, com um golo do médio Dzagoev, depois de ter estado a perder, num encontro em que o técnico Leonid Slutsky fez algumas poupanças para o jogo de quarta-feira.

Na véspera da visita dos ‘verde e brancos’ à capital russa, decidem-se cinco vagas na ‘Champions’, com destaque para a visita do Valência, treinado por Nuno Espírito Santo e de João Cancelo e Ruben Vezo, ao Mónaco, comandado por Leonardo Jardim e de Ricardo Carvalho, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, João Moutinho e Hélder Costa, onde vai defender a vantagem de 3-1, conquistada em Espanha.

Também na terça-feira, os escoceses do Celtic tentam confirmar em Malmo a vantagem de 3-2 conquistada em Glasgow, tal como os ucranianos do Shakhtar Donetsk e os croatas do Dínamo de Zagreb, que venceram foram na primeira mão por 1-0 e 2-1, Rapid Viena e Skenderbeu, respetivamente, enquanto Basileia e Maccabi vão desempatar em Telavive a eliminatória, após o empate 2-2 na Suíça.

Na quarta-feira, tal como o Sporting, também Manchester United, Lazio e BATE Borisov tentam fazer valer as vitórias caseiras diante de Club Brugge, Bayer Leverkusen e Partizan, respetivamente, enquanto o APOEL, do português Domingos Paciência, tentam a reviravolta na receção aos cazaques do Astana, depois da derrota por 1-0 no Chipre.

Programa da jornada

Terça-feira, 18 de Agosto de 2015
FK Astana - Apoel, 1 - 0
Lazio - Leverkusen, 1 - 0
Man Utd - Club Brugge, 3 - 1
BATE Borisov - Partizan, 1 - 0
Sporting - CSKA, 2 - 1

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015
Rapid Wien - Shakhtar, 0 - 1
Celtic - Malmo, 3 - 2
Valência - Monaco, 3 - 1
Basel - Maccabi Tel Aviv, 2 - 2
Skenderbeu - Dinamo Zagreb, 1 - 2

Terça-feira, 25 de Agosto de 2015
Maccabi Tel Aviv - Basel, 1 - 1
Monaco - Valência, 2 - 1
Malmo - Celtic, 2 - 0
Dinamo Zagreb - Skenderbeu, 4 - 1
Shakhtar - Rapid Wien, 2 - 2

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015
Club Brugge - Man Utd, 0 - 4
Apoel - FK Astana, 1 - 1
CSKA - Sporting, 3 - 1
Leverkusen - Lazio, 3 - 0
Partizan - BATE Borisov, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?