loading

Crónica: Belenenses anula Altach e assegura fase de grupos da Liga Europa

O Belenenses assegurou hoje pela primeira vez a presença na fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao empatar 0-0 na receção ao Altach, na segunda mão do ‘play-off', depois do triunfo tangencial obtido na Áustria.

Crónica: Belenenses anula Altach e assegura fase de grupos da Liga Europa

Uma semana depois da vitória em Innsbruck (1-0), os ‘azuis' seguraram a vantagem diante do ‘carrasco' do Vitória de Guimarães e juntam-se a Sporting e Sporting de Braga na fase de grupos da prova europeia.

Sem Carlos Martins, ainda lesionado, os locais assumiram o comando do jogo logo de início, embora algo ansiosos, falhando alguns passes simples, diante de um adversário que pouco ou nada ia arriscando, mesmo tendo em conta a desvantagem na eliminatória.

Contudo, a ansiedade foi se esfumando aos poucos e o Belenenses começou a aproximar-se com perigo da baliza austríaca, com Miguel Rosa, André Sousa, por duas vezes, e Fábio Sturgeon a tentarem abrir o ativo.

De resto, a formação do Restelo poderia ter assegurado maior tranquilidade na primeira parte, tantas foram as oportunidades construídas, a mais flagrante das quais, à passagem da meia hora, quando Rúben Pinto surgiu solto dentro da área, mas atirou ao poste.

Mesmo sem incomodar verdadeiramente a defensiva dos ‘azuis', o Altach esteve muito perto de se adiantar no marcador, em cima do intervalo, mas Seeger desviou ligeiramente o ‘chapéu' sobre o guardião Ventura.

No regresso do descanso, os austríacos apareceram mais afoitos, com particular destaque para os extremos Ngwat-Mahop e Salomon, que assustaram os muitos adeptos que se deslocaram ao Restelo, antes de Seeger obrigar Ventura a excelente intervenção.

Esta era a melhor fase do Altach, que, mesmo sem demonstrar grandes predicados, comandava o jogo, diante de um Belenenses mais retraído e à espera de uma saída rápida que pudesse acabar com as esperanças dos visitantes.

À medida que o final do jogo se aproximava, Ricardo Sá Pinto ia fechando a ‘sete chaves' a equipa do Belenenses, lançando o central João Afonso para o lugar do avançado Tiago Caeiro, o que não impediria os ‘azuis' de apanharem um grande susto já em tempo de compensação, quando Ngwat-Mahop acertou com estrondo na barra.

Este seria o ‘canto do cisne' para o Altach, que não mais teve ‘armas' para igualar a eliminatória e viu o Belenenses fazer a festa do apuramento, oito anos depois da última participação europeia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?