loading

Liga recorda que só FPF pode decidir sobre processos disciplinares

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) recordou hoje que a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) tem apenas poderes operacionais, cabendo as decisões dos processos aos órgãos disciplinares da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Liga recorda que só FPF pode decidir sobre processos disciplinares

“As competências da CII da LPFP cingem-se à abertura e inquirição disciplinar. A tomada de decisões e a aplicação das mesmas são da competência do Conselho de Disciplina e do Conselho de Justiça da FPF. Esta separação de poderes provém das alterações regulamentares decorrentes do Regime Jurídico das Federações, em que a Liga possui apenas poderes operacionais, estando os poderes disciplinares sob a alçada da FPF”, esclareceu o organismo à agência Lusa.

Antes, a LPFP já tinha dito à Lusa esperar que cada órgão atue sobre as ofertas do Benfica a árbitros, denunciadas pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, a 05 de outubro.

“À luz da autonomia e soberania dos órgãos, aguardaremos serenamente que todos façam o seu trabalho”, referiu fonte oficial da LPFP.

Igualmente contactada pela Lusa, a assessoria de comunicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou que, além da participação feita ao Ministério Público, a direção federativa solicitou a abertura de um processo no Conselho de Disciplina, que o remeteu, para instrução, para a CII da LPFP.

Em causa estão as declarações de Bruno de Carvalho, prestadas no dia 05 de outubro, no programa Prolongamento, na TVI24, sobre alegadas ofertas feitas pelo Benfica a árbitros, delegados da LPFP e observadores, em particular ‘vouchers’ de refeição, avaliados pelo presidente ‘leonino’ em cerca “um quarto de milhão de euros” por ano.

Na terça-feira, uma fonte do Sporting defendeu que “o Ministério Público é para averiguar se há corrupção e qual o grau que esta atingiu, mas a FPF já deveria ter tomado uma decisão a nível desportivo”.

“A FPF não ficou impávida e serena. Quando soube da denúncia comunicou-a à Procuradoria-Geral da República. A justiça segue o seu caminho e neste momento a federação não tem de interferir", respondeu fonte federativa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?