loading

Dia grande do Sporting premiado com subida ao primeiro lugar da I Liga

O Sporting viveu hoje uma noite histórica, vencendo o Benfica pela primeira vez em nove anos no Estádio da Luz e beneficiando do empate do FC Porto para subir ao primeiro lugar da I Liga de futebol.

Dia grande do Sporting premiado com subida ao primeiro lugar da I Liga

Em menos de 30 minutos, o Sporting marcou três golos ao bicampeão nacional, através de Teo Gutiérrez (09), Slimani (21) e Bryan Ruiz (36), sentenciou o dérbi da oitava jornada, garantiu a primeira vitória na Luz em nove anos – em 2006, venceu por 3-1 - e impôs a primeira derrota caseira aos ‘encarnados’ desde 02 de março de 2012, dia em que o FC Porto venceu por 3-2 em Lisboa.

Diante de cerca de 65.000 espetadores incrédulos, os ‘leões’ igualaram ainda a maior vitória para o campeonato de futebol no estádio do Benfica (4-1 em 1938/39 e 1947/48) e subiram, então, provisoriamente ao primeiro lugar do campeonato português.

Mas a alegria ‘leonina’ seria redobrada quando o FC Porto-Sporting de Braga terminou no Estádio do Dragão, com um 0-0 no marcador.

O empate a zero atrasou os ‘dragões’ na luta pelo primeiro lugar, deixando o Sporting isolado na liderança com 20 pontos, mais dois do que o FC Porto, que é segundo à frente do Rio Ave, que tem 15, e do Sporting de Braga, que soma 14.

O Benfica, que tem um jogo em atraso, é apenas oitavo, com 12 pontos.

Por ironia, domingo dividiu-se entre os polos opostos da tabela classificativa. Se ao início da noite foram os ‘grandes’ a fazerem acelerar os corações, ao final da tarde o protagonismo coube aos ‘aflitos’ Tondela, que conquistou o primeiro ponto como visitante no empate 1-1 com o Arouca, e Moreirense, que prolongou o seu descalabrado ao perder 2-0 em casa com o Vitória de Setúbal.

Na estreia de Rui Bento, os tondelenses ‘entregaram’ uma prenda ao seu novo técnico, empatando em Arouca e permanecendo à tona da linha de água, na 16.ª posição, com cinco pontos, apesar da expulsão de Dolly Menga já em período de compensação.

Romário Baldé, aos 48 minutos, deu vantagem ao Tondela, mas Ivo Rodrigues fixou o empate, aos 60, deixando o Arouca no nono lugar da classificação, com 11 pontos.

Protagonista pela negativa continua a ser o Moreirense que, em casa, mostrou novamente por que lidera ‘liga dos últimos’, ao ser derrotado por 2-0 pelo Vitória de Setúbal.

André Claro, aos 43 minutos, e Fábio Pacheco, aos 85, marcaram os golos dos setubalenses e afundaram ainda mais a equipa de Moreira de Cónegos que, à oitava jornada, continua a ser a única equipa sem triunfos e soma apenas três pontos, menos um do que a Académica, a 17.ª.

Com este triunfo, o Vitória de Setúbal subiu ao sexto lugar, com os mesmos 13 pontos do Estoril-Praia.

Programa da jornada

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015
Nacional - Boavista, 0 - 0

Sábado, 24 de Outubro de 2015
Marítimo - Paços Ferreira, 0 - 2
Estoril - Rio Ave, 2 - 2
V. Guimarães - Académica, 1 - 1

Domingo, 25 de Outubro de 2015
Arouca - Tondela, 1 - 1
Moreirense - V. Setúbal, 0 - 2
Benfica - Sporting, 0 - 3
FC Porto - Sp. Braga, 0 - 0

Segunda-feira, 26 de Outubro de 2015
Belenenses - U. Madeira, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?