loading

Crónica: Belenenses vence Tondela e fica mais perto da 'zona europeia'

Golos de Tiago Silva e Tiago Caeiro deram hoje a vitória ao Belenenses na receção ao Tondela, por 2-1, em jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol, colocando a equipa do Restelo mais próximo do estatuto ‘europeu’.

Crónica: Belenenses vence Tondela e fica mais perto da 'zona europeia'

Com este resultado, o Tondela eleva para sete a série de jogos sem vencer (cinco derrotas e dois empates) e viu confirmada a queda para o último lugar, ao passo que o Belenenses ascendeu à 10.ª posição com 13 pontos, a um do quarteto que ocupa o sexto posto: Paços de Ferreira, Marítimo, Setúbal e Estoril-Praia.

O Tondela entrou mais pressionante diante dos ‘azuis’ - privados de Gonçalo Brandão e Carlos Martins, ambos lesionados, e de Luís Leal, castigado – mas o primeiro remate pertenceu aos comandados de Sá Pinto, quando, aos 13 minutos, Tonel rematou de ‘bicicleta’ ao lado.

Com o alerta dado, Tiago Silva, aos 20 minutos, inaugurou o marcador, respondendo de forma positiva a uma assistência de Kuka, na esquerda. O Belenenses voltava assim aos golos após dois jogos em 'branco', que corresponderam a outras tantas derrotas: uma em Braga (4-0), para o campeonato, e outra em casa com o Basileia (2-0), para a Liga Europa.

A equipa orientada por Rui Bento sentiu fortes dificuldades na fase de construção, perdendo mesmo bolas nos momentos de transição, o que facilitou a vida ao Belenenses, que ia apostando nas investidas de Kuka e na inspiração de Tiago Silva.

Antes do intervalo, o Belenenses viu o ferro negar-lhe o golo por duas vezes num segundo, quando, aos 43 minutos, Dálcio rematou ao poste esquerdo da baliza de Cláudio Ramos e, na recarga, Tiago Caeiro acertou na trave. Ficou a ideia de que a bola entrou na baliza e voltou a sair, mas o árbitro algarvio Nuno Almeida nada assinalou.

No segundo tempo, o Tondela entrou mais acutilante e poderia ter igualado o marcador, aos 52 minutos, quando o recém-entrado Luís Alberto, mas o remate saiu ao lado da baliza de Ventura, o mesmo acontecendo a Piojo e Dolly Menga, aos 68 e 70.

Perante esta permissividade, os ‘azuis’ acabaram por ampliar a contagem, aos 72 minutos, por intermédio de Tiago Caeiro. Na sequência de um passe longo de Sturgeon, o avançado aproveitou o mau atraso de Kaká e fez um ‘chapéu’ a Cláudio Ramos.

O tento de honra dos visitantes acabaria por surgir, aos 86 minutos, através de Piojo, mas já sem efeito prático no desfecho do encontro.

Programa da jornada

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2015
Estoril - Académica, 1 - 1

Sábado, 7 de Novembro de 2015
V. Guimarães - Nacional, 0 - 1

Domingo, 8 de Novembro de 2015
Benfica - Boavista, 2 - 0
Marítimo - Rio Ave, 3 - 2
Moreirense - Paços Ferreira, 2 - 0
FC Porto - V. Setúbal, 2 - 0
Arouca - Sporting, 0 - 1

Segunda-feira, 9 de Novembro de 2015
Belenenses - Tondela, 2 - 1
U. Madeira - Sp. Braga, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?