loading

Mano Menezes torna-se o terceiro técnico brasileiro a treinar na China

O clube de futebol chinês Shandong Luneng oficializou hoje a contratação do antigo treinador da seleção do Brasil Mano Menezes, que se torna assim o terceiro técnico brasileiro a competir na Superliga chinesa.

Mano Menezes torna-se o terceiro técnico brasileiro a treinar na China

Menezes, de 53 anos, encontrará na China o ex-treinador da seleção portuguesa de futebol, Luiz Felipe Scolari, que desde meados deste ano treina o pentacampeão chinês, o Guangzhou Evergrande, e Vanderlei Luxemburgo, que orienta desde setembro o Tianjin Quanjian.

"A partir de hoje, ele orientará a equipa como treinador principal em todos os jogos", anunciou o Shandong no seu 'site' oficial.

Atingido no início da década por um grande escândalo de corrupção, que envolveu dezenas de árbitros, jogadores e dirigentes desportivos chineses, o futebol na China tem ganho um novo impulso com o crescente poder financeiro de alguns clubes.

O Shandong não revelou detalhes sobre o negócio, mas, no domingo, a agência oficial chinesa Xinhua citou Menezes descrevendo a oferta do clube como do "outro mundo".

Menezes substitui o seu compatriota Cuca, que foi afastado após uma época turbulenta, incluindo a proibição de sentar-se no banco de suplentes por sete meses após se envolver numa luta com um dos árbitros assistentes, durante um jogo disputado em junho passado.

A preferência do Shandong, que terminou esta época em terceiro lugar, por técnicos brasileiros, alarga-se às suas camadas jovens, que são dirigidas por Sérgio Baresi, ex-treinador da equipa sub-20 do São Paulo Futebol Clube.

A Superliga chinesa, disputada por 16 equipas, decorre entre março e outubro.

Menezes treinou a seleção brasileira entre 2010 e 2012, tendo sido afastado após a derrota na final dos Jogos Olímpicos de Londres, por 2-1, frente ao México.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?