loading

Síntese: Bela vitória do Sporting, Braga ganha o seu grupo na Liga Europa

O Sporting, com uma vitória 'suada' mas justa sobre o Besiktas, avança para os 16 avos de final da Liga Europa, tal como a Fiorentina, treinada por Paulo Sousa, e o Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira.

Síntese: Bela vitória do Sporting, Braga ganha o seu grupo na Liga Europa

A última jornada da fase de grupos ditou ainda que o Sporting de Braga fica em primeiro lugar no grupo F e que o Belenenses encerra o grupo I em último, enquanto o Mónaco, de Leonardo Jardim, caiu com 'estrondo' em Londres, com 4-1 ante o Tottenham, dizendo também adeus à competição.

Sporting de Braga e FC Porto já estavam no lote dos clubes que disputarão os 16 avos de final e hoje juntou-se o Sporting, que no grupo H seguiu o 'caminho mais difícil', já que, após ser goleado na Albânia pelo Skenderbeu, estava obrigado a ganhar os dois últimos jogos.

Depois de ganhar por 4-2 em Moscovo ao Lokomotiv, fechou hoje, na última jornada, com uma reviravolta em Alvalade, batendo o Besiktas por 3-1.

O internacional português e antigo sportinguista Ricardo Quaresma assistiu, de trivela, no golo dos turcos, apontado por Mario Gómez aos 58 minutos.

A resiliência 'leonina' esteve hoje em alta e Slimani (67), Bryan Ruiz (72) e Teo Gutiérrez (77) permitiram que se fizesse a festa final em Alvalade, com a equipa da casa a seguir em frente e o líder da liga turca a ficar pelo caminho.

Ganha o grupo o Lokomotiv (que bateu o Skenderbeu fora, por 3-0), com 11 pontos, seguido pelo Sporting, com 10 e Besiktas, com 9.

Em Florença, o jogo podia valer uma das vagas do grupo I e a Fiorentina controlou bem o esforçado Belenenses, vencendo por 1-0, com o golo do senegalês Babacar, aos 67.

O Basileia, já apurado, ganhou ao Lech Poznan por 1-0 e fecha o grupo com 13 pontos, seguidos pela Fiorentina, com 10. Polacos e lisboetas terminam com cinco pontos cada.

O antigo treinador do FC Porto Vítor Pereira também tem razão para sorrir, já que o seu Fenerbahçe (hoje com Bruno Alves) empatou 1-1 na receção ao Celtic, resultado suficiente para o apuramento.

Empate 1-1 também no Ajax-Molde, pelo que as posições relativas do grupo A se mantiveram: Molde em primeiro, com 11, Fenerbahçe em segundo, com 9, Ajax em terceiro, com 7 e Celtic em quarto e último, com 3.

Sem grandes pressões, o Sporting de Braga foi à Holanda empatar com o Groningen, sem golos, e assim confirmou o primeiro lugar do grupo F, com 13 pontos.

Após duas derrotas seguidas que colocaram o apuramento em causa, o Marselha encadeou três vitórias, sendo a última hoje em Liberec, por 4-2. A equipa gaulesa, hoje com Rolando no ‘onze’, fecha com 12 pontos, contra 7 do Slovan Liberec e 2 do Groningen.

Nota 'menos', em termos de treinadores portugueses de elite, para Leonardo Jardim, já que o Mónaco caiu em Londres, perdendo 4-1 perante o Tottenham, e fica pelo caminho no grupo J.

João Moutinho e Bernardo Silva foram os portugueses utilizados pela equipa do principado, num jogo em que a vedeta foi o argentino Lamela, autor de um 'hat-trick' na primeira parte.

O Tottenham fica com 13 pontos e é acompanhado pelo Anderlecht, com 10, após ganhar por 2-1 ao Qarabag. Os monegascos terminam com apenas seis pontos e os azeris com quatro.

O Sion, do português Carlitos, empatou sem golos na receção ao Liverpool, um resultado que agradou aos dois emblemas, já que ambos se apuram para a ronda seguinte.

'Luz vermelha' no grupo G para o Dnipro, de Bruno Gama, apesar da vitória por 3-0 sobre o Rosenborg, e no grupo K para o Apoel, de Mário Sérgio e Nuno Morais, que se despede com uma derrota em casa por 3-1 com o Sparta de Praga.

O clube mais avassalador, nesta fase de grupos, foi seguramente o Nápoles, no grupo D. O clube italiano fez hoje o 'pleno' de vitórias, com 5-2 ao Legia de Varsóvia, e encerra com um impressionante saldo de golos de 22-3.

Programa da jornada

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015
Dortmund - PAOK, 0 - 1
Bordeaux - Rubin, 2 - 2
Ajax - Molde, 1 - 1
Gabala FK - FK Krasnodar, 0 - 3
Plzen - Villarreal, 3 - 3
Fenerbahce - Celtic, 1 - 1
Sion - Liverpool, 0 - 0
FC Groningen - Sp. Braga, 0 - 0
Liberec - Marseille, 2 - 4
Midtjylland - Club Brugge, 1 - 1
Napoli - Legia Warszawa, 5 - 2
Rapid Wien - Dinamo Minsk, 2 - 1
Lech Poznan - Basel, 0 - 1
Skenderbeu - Lokomotiv, 0 - 3
Dnipro - Rosenborg, 3 - 0
Asteras Tripolis - Schalke 04, 0 - 4
Athletic Bilbao - AZ, 2 - 2
Apoel - Sparta, 1 - 3
Anderlecht - FK Qarabagh, 2 - 1
Sporting - Besiktas, 3 - 1
Saint-Étienne - Lazio, 1 - 1
Tottenham - Monaco, 4 - 1
Partizan - FC Augsburg, 1 - 3
Fiorentina - Belenenses, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?