loading

Crónica: V. Guimarães acaba com invencibilidade caseira do Estoril

O Vitória de Guimarães acabou hoje com a invencibilidade caseira do Estoril-Praia, ao vencer por 1-0 na Amoreira, em encontro da 14.ª jornada da I liga de futebol decidido com um golo de Otávio, aos quatro minutos.

Crónica: V. Guimarães acaba com invencibilidade caseira do Estoril

Com o golo madrugador do futebolista brasileiro, emprestado pelo FC Porto, os minhotos conquistaram o terceiro triunfo fora consecutivo, depois das vitórias nos redutos do Paços de Ferreira (1-0) e do Boavista (1-0).

Com este triunfo, os minhotos ascendem provisoriamente ao oitavo lugar, com 19 pontos, mais três que o Estoril-Praia, 11.º, que não vence para o campeonato desde setembro e tinha três triunfos e três empates em casa.

O Vitória entrou praticamente a vencer, graças a uma brilhante jogada de Otávio, que recuperou a bola a meio do meio campo adversário e, perante a passividade da defensiva do Estoril-Praia, passou por dois adversários e à entrada da área atirou rasteiro, sem hipóteses de defesa para Kieszek.

A perder desde os quatro minutos, o Estoril-Praia nunca conseguiu criar muitas situações de perigo, até porque Léo Bonatini, o melhor marcador da equipa, com 10 golos, estava a jogar como médio mais avançado, cabendo a Dieguinho fazer o papel de ponta de lança.

A opção não teve sucesso e o treinador brasileiro Fabiano Soares voltou à estratégia habitual, ainda que também sem resultados práticos.

Os minhotos, muito organizados defensivamente e 100 por cento eficazes - uma vez que, além do golo, não tiveram mais oportunidades de perigo na primeira parte -, não facilitavam em nada a vida aos ‘canarinhos', que só perto do intervalo podiam ter empatado, com Gerso, isolado por Chaparro, a surgir isolado e a atirar ao lado da baliza de Miguel Silva.

De resto, o jovem guarda-redes vitoriano estaria em destaque logo no início da etapa complementar, com uma defesa de puro instinto, negando o golo a Leandro Chaparro, que correspondeu com um remate com o peito, já na pequena área a um cruzamento da direita de Dieguinho.

Em desvantagem, Fabiano Soares lançou o avançado Luiz Phellype, mas com os pupilos de Sérgio Conceição a cumprirem o seu papel na tentativa da gestão da posse de bola, os locais raramente conseguiam chegar perto da grande área contrária, à exceção de lances de bola parada.

Aos 83 minutos, Diego Carlos teve a possibilidade de alvejar a baliza minhota, num livre frontal, mas atirou contra a barreira.

Cinco minutos depois, aos 88, Diego Carlos voltou a beneficiar de um livre frontal e, embora mais assertivo na cobrança, viu Miguel Silva negar-lhe o golo.

Em ‘cima’ do minuto 90, o Vitória de Guimarães ficou reduzido a 10 elementos, após expulsão de João Afonso, que viu segundo amarelo por protestos.

Programa da jornada

Sábado, 19 de Dezembro de 2015
Arouca - Marítimo, 4 - 1
Estoril - V. Guimarães, 0 - 1

Domingo, 20 de Dezembro de 2015
Benfica - Rio Ave, 3 - 1
Tondela - V. Setúbal, 1 - 3
Moreirense - Nacional, 2 - 0
U. Madeira - Sporting, 1 - 0
FC Porto - Académica, 3 - 1

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015
Belenenses - Boavista, 1 - 0
Sp. Braga - Paços Ferreira, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?