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FC Porto e Sporting 'batem' valores do Benfica mas 'encarnados' cedem menos

FC Porto e Sporting fecharam acordos com operadoras televisivas por valores superiores aos 400 milhões de euros do negócio do Benfica, mas os 'encarnados' não cederam a publicidade no estádio nem das camisolas da equipa de futebol.

FC Porto e Sporting 'batem' valores do Benfica mas 'encarnados' cedem menos

O Sporting foi o terceiro dos três 'grandes' a anunciar a venda de direitos, comunicando hoje que cedeu à operadora NOS as transmissões de jogos da Liga em casa e publicidade estática e virtual durante 10 anos a partir da época 2018/19, bem como a exploração e distribuição da Sporting TV por 12 anos, a partir de julho de 2017, e a publicidade nas camisolas durante 12 épocas e meia, já a partir de janeiro, tudo por 446 milhões de euros.

Dois dias antes, o FC Porto anunciou um acordo com a Altice/PT Portugal - dona da operadora MEO - por um valor recorde de 457,5 milhões. Os termos são semelhantes aos do negócio dos 'leões': direitos televisivos e publicidade durante 10 anos a partir de 2018, distribuição exclusiva do Porto Canal por um período de 12 anos e meio, a partir de janeiro, e o patrocínio nas camisolas por sete épocas e meia, a arrancar já no início de 2016.

Contactada pela Lusa, fonte ligada ao processo dentro do Benfica disse que "o clube está confortável, que os contratos são diferentes e que o do Benfica é o mais minimalista em termos do que inclui".

O Benfica, que também negociou com a NOS, cedeu os direitos de transmissão dos jogos em casa durante 10 anos, a partir da próxima época, e a exclusividade da distribuição da BTV por igual período, por um valor global de 400 milhões de euros, especificando que 75% correspondem às transmissões e 25% aos direitos sobre o canal.

Nas camisolas da equipa principal do Benfica permanece a companhia aérea Fly Emirates, com a qual o clube assinou um acordo de patrocínio de três anos, válido até final da época de 2017/18 e cujos valores não foram revelados.

"Tal como foi assumido pelo Sport Lisboa e Benfica no dia da apresentação do acordo celebrado com a NOS, o mesmo iria estabelecer um novo referencial de negociação para todos os clubes, beneficiando o futebol português. Nesse sentido beneficiaram o FC Porto e o Sporting, pese embora o âmbito dos contratos seja substancialmente diferente. Mais uma vez, o Benfica liderou o processo e demonstrou que os valores pagos pelos direitos televisivos em Portugal estavam claramente abaixo do seu real valor", considerou a mesma fonte.

Este interlocutor disse ainda que "o acordo celebrado entre o Sport Lisboa Benfica e a NOS inclui cláusulas de salvaguarda que obrigam à revisão do mesmo, verificando-se determinadas circunstâncias", não especificadas, e que nesse caso há prazos definidos para se proceder à revisão.

Os acordos alcançados pelos três 'grandes' preveem que as contrapartidas financeiras sejam repartidas em montantes anuais progressivos, tendo anunciado o Benfica que a primeira parcela do negócio com a NOS será de 36,5 milhões de euros a entregar na próxima época.

O FC Porto e o Sporting mantêm contratos com a PPTV, empresa do grupo Controlinveste, e que expiram somente no final da época 2017/18. Os 'leões' anunciaram hoje mesmo que o acordo de cedência de direitos de TV e publicidade à empresa de Joaquim Oliveira para as épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/18 foi renegociado, atingindo um valor de 69 milhões de euros.

Em 2010, o Sporting tinha anunciado um negócio com a PPTV válido durante cinco anos, entre as épocas 2013/14 e 2017/18, por um montante global de 108 milhões de euros.

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