loading

Crónica: Estoril-Praia eficaz arranca vitória a desinspirado Rio Ave

Um Estoril-Praia eficaz surpreendeu hoje um desinspirado Rio Ave, arrancando uma vitória por 3-1, em Vila do Conde, em partida da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Estoril-Praia eficaz arranca vitória a desinspirado Rio Ave

Um ‘bis' do avançado brasileiro Mattheus, que marcou na primeira e na segunda parte, catapultou os ‘canarinhos’ para uma vitória merecida, num desafio em que a pouca inspiração ofensiva do Rio Ave foi evidente ao longo de quase todo o jogo.

Com este desaire, os vila-condenses perderam terreno na sua luta pelos lugares europeus, deixando o quinto lugar para o Arouca, enquanto o Estoril, que não perde há quatro jogos, aproximou-se dos lugares da frente, ascendendo à oitava posição.

As duas equipas até nem deslumbraram na fase inicial da contenda, a protagonizarem um futebol tão frio como a temperatura em Vila do Conde, onde, além de um remate fraco de Gerso e um outro, por cima, de Edimar, pouco mais entusiasmou as bancadas.

Ainda assim, o Estoril surgia um pouco acutilante sempre que acelerava, perante um Rio Ave que, apesar de ter mais posse de bola, sentia dificuldades na construção do último terço.

Acabou, por isso, por não surpreender que, aos 26 minutos, os ‘canarinhos' se adiantassem no marcador, numa jogada iniciada por Gerso, com a bola, depois de ressaltar em Mendy, a sobrar para Mattheus, que em boa posição alvejou a baliza de Cássio para o 1-0.

Só quando se viu em desvantagem o Rio Ave despertou verdadeiramente para o desafio, passando então a rondar mais vezes a baliza do Estoril com uma postura mais rematadora.

Um livre de Bressan e cabeceamento de Hélder Postiga sublinharam o acréscimo de produção dos locais, que já nos descontos criaram a sua melhor oportunidade, num cabeceamento de Tarantini, travado por excelente intervenção de Pawel Kieszek, mantendo a vantagem forasteira até ao intervalo.

No regresso do descanso, o técnico do Rio Ave, Pedro Martins, refrescou o ‘onze', lançando Krovinovic e Heldon no desafio, numa mudança que chegou a dar um novo alento à equipa.

Logo aos 47, Hélder Postiga, assistido, precisamente, por Heldon, realçou essa reação com um remate de ângulo difícil que mereceu nova boa intervenção de Kieszek.

O Estoril não se atemorizou com a reação vila-condense e na praticamente na jogada seguinte respondeu com uma eficácia letal.

Em mais um contra-ataque, o lateral Anderson Luís subiu até à área contrária para num cruzamento preciso permitir o desvio de Mattheus, que, aos 51 minutos, bisou e ampliou a vantagem para 2-0.

O tento destabilizou, ainda mais, o pouco assertivo Rio Ave, que quatro minutos depois encaixou o terceiro golo, após falta, para grande penalidade, de Edimar, sobre Bonatini, que o próprio avançado brasileiro se encarregou de converter e, praticamente, sentenciar o jogo.

O Rio Ave ainda reagiu na fase final, quando o Estoril ficou reduzido a dez, pela expulsão de Diego Carlos, e através de um cabeceamento de Hélder Postiga apontou o tento de honra, aos 81, mas apesar de mais algumas tentativas já não teve fôlego, nem arte, para evitar o desaire.

Programa da jornada

Sexta-feira, 4 de Março de 2016
Paços Ferreira - Marítimo, 2 - 2

Sábado, 5 de Março de 2016
Sporting - Benfica, 0 - 1

Domingo, 6 de Março de 2016
Boavista - Nacional, 0 - 1
V. Setúbal - Moreirense, 0 - 1
U. Madeira - Belenenses, 0 - 0
Tondela - Arouca, 0 - 1
Académica - V. Guimarães, 2 - 0
Sp. Braga - FC Porto, 3 - 1

Segunda-feira, 7 de Março de 2016
Rio Ave - Estoril, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?