loading

Crónica: Sporting vence Belenenses e fica mais só no segundo lugar

O Sporting goleou hoje na visita ao Belenenses por 5-2, repôs o atraso para o líder Benfica em dois pontos e destacou-se do FC Porto, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Sporting vence Belenenses e fica mais só no segundo lugar

Slimani, com dois golos na primeira parte, Adrien e Téo, este último também com dois tentos, já no segundo tempo, marcaram os golos do terceiro triunfo consecutivo dos ‘leões’, no Estádio do Restelo, onde os anfitriões não conseguiram melhor do que amenizar a goleada, por Bakic e Tiago Silva.

O treinador do Sporting repetiu o ‘onze’ que goleou o Arouca por 5-1, na jornada anterior, com o brasileiro Bruno César novamente na lateral esquerda, registando-se ainda o regresso ao banco de suplentes do central Paulo Oliveira, que não fazia parte das opções ‘leoninas’ desde 08 de fevereiro.

Do lado ‘azul’, o espanhol Júlio Velázquez promoveu cinco alterações na equipa principal, com as entradas de Tiago Almeida, Gonçalo Brandão, Ruben Pinto, Miguel Rosa e Tiago Caeiro para os lugares de Rafael Amorim, Abel Aguilar, André Sousa, Juanto Ortuño e André Geraldes, que não podia alinhar por estar emprestado pelos ‘leões’.

Se os ‘verde e brancos’, por um lado, estavam pressionados para repor em dois pontos o atraso para o líder e bicampeão Benfica, que goleou na sexta-feira o Sporting de Braga (5-1), tinham também o conforto da derrota caseira do FC Porto na receção ao lanterna-vermelha Tondela (1-0), podendo deixar os ‘dragões’ a sete pontos.

Slimani, que tinha mostrado desagrado com a substituição frente ao Arouca, jogo em que ficou em ‘branco’, foi o primeiro a mostrar as ambições ‘leoninas’, logo no primeiro minuto, quando, servido por Teo Gutiérrez, surgiu isolado, mas permitiu a defesa de Ventura.

O Sporting insistiu e Teo Gutiérrez, aos 13, falhou a baliza ‘azul’, após cruzamento de Bryan Ruiz, e, na jogada seguinte, Ventura voltou a levar a melhor sobre Slimani, com quem dividiu a bola à entrada da área.

Apesar de manter os extremos em posições adiantadas, o Belenenses não conseguia construir jogadas de ataque e o Sporting mantinha o sentido do jogo, continuando a ser ineficaz, como ficou provado no desperdício de William Carvalho, que, aos 15, após combinação com Slimani, passou Ventura e atirou ao lado.

Os lances ofensivos do Sporting sucediam-se e Adrien promoveu mais dois, solicitando Téo, aos 20, que não conseguiu bater o guarda-redes ‘azul’, com quem estava frente-a-frente, mas num ângulo difícil, e Slimani, aos 23, para o primeiro golo dos ‘verde e brancos’, rematando, após superar Gonçalo Silva e à saída de Ventura, para o poste mais distante.

Pouco depois, a arrancada da esquerda de Bryan Ruiz foi travada em falta por Fábio Nunes e, após ‘discussão’ com Téo e Adrien, Slimani marcou o seu 22.º tento na I Liga, na conversão da grande penalidade.

Até ao intervalo, o Sporting abrandou e permitiu o avanço do Belenenses, que não conseguiu melhor do que dois remates, o primeiro por Carlos Martins, aos 42, por cima da baliza, e depois por Miguel Rosa, obrigando à primeira intervenção de Rui Patrício, no último minuto da primeira parte.

Aos 54, Schelotto cruzou da direita e a bola sobrou para Adrien à entrada da área sobre o lado direito, que rematou de pronto para o golo e, quatro minutos depois, Téo deu contornos de goleada ao resultado, beneficiando de posição irregular e da hesitação dos defesas do Restelo em ‘cortarem’ o lance.

Pouco depois, o árbitro Tiago Martins invalidou indevidamente por fora de jogo de Slimani uma jogada em que o argelino chegou a introduzir a bola na baliza.

O Belenenses ainda reduziu a desvantagem, aos 75, com um cabeceamento de Bakic, que fez a bola sobrevoar Rui Patrício, na sequência de um livre da esquerda de Tiago Silva, mas o Sporting voltaria a marcar, dois minutos volvidos, novamente por Téo, que, servido por Carlos Mané, ‘fuzilou’ Ventura.

Aos 88, o ‘suplente’ Tiago Silva ensaiou um remate de fora da área, fixando o resultado em 5-2 e atenuando a quinta derrota caseira do Belenenses, que pôs fim a uma série de três jogos sem perder e permanece no tranquilo 11.º lugar da I Liga.

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Abril de 2016
Benfica - Sp. Braga, 5 - 1

Sábado, 2 de Abril de 2016
Arouca - Académica, 3 - 2
Marítimo - Nacional, 2 - 0
V. Guimarães - Boavista, 1 - 1

Domingo, 3 de Abril de 2016
U. Madeira - V. Setúbal, 2 - 2
Estoril - Paços Ferreira, 1 - 0
Moreirense - Rio Ave, 0 - 1

Segunda-feira, 4 de Abril de 2016
FC Porto - Tondela, 0 - 1
Belenenses - Sporting, 2 - 5

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?